RAPichaSOM

Digite o quê você procura.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Entrevista com SMEL

Entrevistado de hoje, é um dos caras que pichou comigo , não junto, mas na mesma época.
Da minha geração.
Com um imenso prazer que trago pra vocês, o Zona Sul Tradicional


0 - Qual seu xarpi?
SMEL

1 – Começou a colocar nome em que ano?
fim do ano de 1989 mas digo que sou de 90 , sou um noventão com mt orgulho
somos dois então sou 90 também

2 - Lembra de algum fato macante nesse ano? (Política, esporte, qualquer coisa que tenha te marcado?)
Sim , inesquecível , gol do Sorato em pleno morumbi .vasco bi campeao brasileiro , em 1989 , nesse mesmo dia sair com uma vermelho pra botar nome ...

3 - O quê te levou a entrar no xarpi
Sempre admirei os nomes . eu ficava abismado e num nível de perplexidade total quando via nomes novos , eu parava e ficava observando os nomes , e então resolvi mandar meus nomes tb .

4 – Por que você resolveu colocar esse nome? Algum motivo especial?
sim claro. Eu era e sou mt fã do SMAL , letrão balão boladaçõ , uma caligrafia super simples de ler , e que eu via bastante pela cidade , ele tinha uma marquize que nao existe mais hoje em dia ali na rua riachuelo depois do colégio mabe .entao de SMAL para SMEL foi um só pulo , um passo de mágica

5 - Tem algum parceiro? Alguém com quem você gosta de pichar junto?
Olha é o seguinte , nunca fui muito de charpi com um determinado parceiro sempre , o maior parceiro que tive de charpi é o ALGA , o mlq me acompanhou praticamente de 90 a 95 , mas isso nao significa que necessariamente eu so vachapi com ele , porém pela tranquilidade , seriedade nas escoltas , sagacidade pra dar ombrinho e subir nas marquizes , eu posso dizer que o mlq era firmeza mano. Porém vou citar aqui uma rapaziada que sempre choupi comigo e foi nota maxima a saída . posso citar pra vc . o meu irmao NATA OR , CASS TC , PORTUGA FP ,SANG OR , YORK FP , apesar de eu ter saido com uma rapaziada mt boa tb mas nao foi exatamente parceria mas missoes mt boas como por exemplo LOTY , I.NINJA , ZAG . GORD , BOLO ,MAGO ......

6 – Qual tua sigla? (se tiver) O que significa?
Atualmente LD = legião diabólica7 - Já colocou outras siglas? Quais?
MC = MALDITOS DO CENTRO
OR = ORGANIZAÇÃO REBELDE
FR = FILHOS DA REBELDIA
L ‘ = LEGALIZE
TC = TURMA DA CONSTANTE
FP = FANÁTICOS PELA PICHAÇÃO

8 – Gostaria de ter posto alguma outra? Do passado por exemplo?
Sim LD . minha origem é do centrão , logo cresci admirando o trabalho do GANG , BETO , BOB , TATA , OSK .... por isso quando finalizei o lance de charpi no more tinha q antes de parar forever representar pela LD

9 – O quê você mais gosta de pegar?
Marquize e beiral ,é verdade que na zona sul limpa tudo muito rápido mas é muito foda mesmo 10 , 15 anos depois do nomes estar limpo vc reencontrar alguém e falar do beiral tal ou da maquize tal que vc muitos anos espancou. É simplesmente gratificante , essa relembrada que dei no final de 2005 e comecinho de 2006 foi até legal pq dei uma espalhada e tal gastei pouco mais de 100 latinhas porém irmao . é muito ruim vc charpi e nao poder subir , principalmente pra mostrar pra nova geração que nao viu o seu trabalho o quanto astuto e estratégico vc pode ser . tipo vc nuno que lembro legal que antigamente era um dos tops no alto na zona sul. A mulecada que nao viu seu trabalho se surpreende e tal com os topos e marquizes que vc ta pegando agora , porém eu nao me surpreendo pois o que vc ta fazendo agora , vc cansou de fazer antigamente assim como muitos que tao ai na nossa memória .

10 - Quem você admira no xarpi? Quais os nomes.?
SMAL , PONGA , FÃO , TATA , GANG , BETO , ZAG , I.NINJA , APE pelas audácias estratégicas
PONGA - Deus o tenha,
FÃO - to tentando levar ele numa reunião,
APE - bem lembrado
TATA - em breve será entrevistado

ZAG- mora em Israel
SMAL - mora perto daminha mãe, na fazenda Botafogo
I.NINJA um virou lutador de vale-tudo (o menor) o outro não tenho notícias
GANG e BETO tão aí naos eventos de xarpi


11- Fora esses, quem na atualidade tá de destacando na tua visão?
Meu mano MORY que do nada pa pummm varios na pista , esse resurgiu das cinzas legal , meu mano RUNK que ta com varios e SAR que nunca para . tb sempre admirei o FIM , o rei da tijuca

12 - O quê você acha dessa era xarpi digital?
Maneirinho mas é foda ser adicionado e depois ter que excluir pessoas que nao tem nada a ver com vc , que se amarram em coisas diferentes e as vezes é um saco , tem pessoas que so falam de charpi o tempo todo . e pra quem ta parado e ta tentando cultivar outras fronteiras , é meio que sufocante ...mas imagina se essa era fosse tb há 10 anos atrás , pqp iria ser so foto foda , mostrar na prática pra quem quisesse ver
É verdde, se fosse há 10 anos atrás, eu mesmo teria bastante material

13 - Qual época era mais fácil pra xarpi? 80-90 ou 2000 (Resposta opcional)
Nao vivi a década de 80 , porém comparando 90 com 2000. 90 era mt mais difícil , mt mais arriscado. Culpados disso foram o VINGA por pichar o relogio da central , KIL , PINGO , VINGA , ZIG , TUFÃO por picharem a candelária , GANG , SEHA , SAL , KUKY por picharem a cúpula do teatro municipal , logo pela repercussão no jornal , a poliçada ja saia pras ruas com a intençao de esculachar pichadores . era foda , quantas vezes rodei e posso falar na pele que era complicado ,, nessa década de 2000 na moral , mt facil charpi , antigamente eu ia charpi de madrugada , ja ano passado porra 7 horas da noite por exemplo eu runk e portuga gastamos 2 preto fosco , eu e tata ate 3 horas da tarde botamos nome. Resumo , mamata mesmo. Sem neurose

14 - Qual a melhor parada que tu ja pegou?
modestamente mas vou citar algumas . eu gostava mt de botar nome onde via nome do VINGA , KIL , teve uma marquize de pastilha na nossa senhora em frente o curso miguel couto . que quando limpou o vinga nao tive duvidas fui la e apliquei uns 7 , uma pastilha branca. Tb tem o beiral da santa clara a pastilha do vinga , subiu eu , york , tua , ta la ate hoje . o meu recentemente sumiu pq reformaram a lanchonete e incrivelmente so o meu sumiu. Em frente essa pastilha da santa clara tem a floricultura santa clara ali eu subi umas 3 vezes pra charpi e botei um ao lado do KIL que deu mt repercussã . uma parada tb que fui mt comentado foi o da rua da passagem em botafogo o SAF tinha pego e botou mamao com açucar numa sequencia . nao tive duvidas quando limpou fui la e fiz a minha sequencia ... tb teve o predio de pastilha da barata ribeiro depois da anita garibaldi que eu e o NOGE pegamos ate o decimo andar . foi mt repercussão , sem contar tb o beiral da rua dias da rocha com barata ribeiro , um marmorezao que peguei de verde , uma sequencia de mais de 20 nomes ....

15 - Já passou muito perrengue? Cite um.
Varios . ja perdi muita coisa . recentemente perdi cordaozao de ouro, relogio , dinheiro , mas é aquele papo , o quevem fácil , voa facil ..

16 - Qual foi a pior rodada?
1996 , apanhei mt . os pms chegaram e eu deitei na marquize , fiquei la uns 10 minutos , eles falaram que me viram, um deles subiu na viatura e me viu , eu olhei pra ele .ele olhou pra mim. Nao teve jeito , ali percebi que rodei. Quando desci , eles pediram o birro pra me pintar , eu deixei na marquize , nao tinha nada pra perder , resultado . coça mesmo....

17 - Depois dessa história triste, conte qual foi a melhor saída?
uma tinta azul colonial mt bolada.. peguei a pastilha da barata ribeiro c om a barao de ipanema que vc e o APE tinham pego e fui la e apliquei 2 , no terceiro o morador veio gritando , desci , me mandei atravessei a constante ramos , fui na marquize que tinha DOG CK , KIL E FOL MP , na nossa senhora com a dias da rocha , apliquei uns 10 , so que so nome poderoso e gigante em cima de geral , rebaixando porém nao cagando . deu mt comentário na época o que resultou em muitas xoxotas pra mim , das ninfetas taradas rs

18 – Se arrepende de ser ou ter sido pichador? Por que?
Acho que sim irmao. Muitas brigas familiares . mtas noites meus pais nao dormiam me esperando. Muito perrengue . é mais ou menos aquele papo. Se malandro soubesse como é bom viver em paz ,viveria em paz só por malandragem .

19 - O quê a pichação te deu?
Apenas reconhecimento no submundo do charpi. Pq so curte quem ta no meio e mais um ou outro que nao charpi se liga , mas uma grande maioria nao sabe nem quem é vinga , mt menos smel ...

20 - O que a pichação te tirou?
Mt tempo que poderia ter me dedicado a estudos. Anos de reprovação . término de namoros, nao pq a menina queria mas pq seus pais as obrigavam ,

21 – Quase esqueci de perguntar, você é de que área?
TURMA DA CONSTANTE , COPACABANA . TRADICIONAL ZONA SUL

22 – Já morou em outras? Quais?
Centro

23 - Já usou o famoso Fat Cap? O que achou?
Nao curti . pq eu so charpi de rroca e sendo assim suja a mao toda e consequentemente suja todo o painel do carro. Volante . banco. Roupa , ......

24 Qual teu time?
VASCO POR AMOR , FORÇA JOVEM POR IDEAL

25 – Ouve que tipo de som .
Legiao , pink floyd , eletronico . ll cool j , method man , bone thugs n’harmoy , snoop doggy dogg
Legião Urbana, gosto muito , muito mesmo...
Legião Urbana vence a tudo

26 - Algum filme? Qual, quias?
Dia de treinamento
Assassinos por natureza
Albergue
Bicho de 7 cabeças

27 - E livro? Qual, quais?
Gosto de ler livros jurídicos , apostilas , códigos . so leio atualmente material didático pra concurso público

28 – Tem profissão? Qual? (Resposta opcional)
Estudando pra concurso público

29 - Como você viu esse boom da pichação de uns anos pra cá?
Uma loucura, de 2006 / 2006 quem ta fazendo pasta de charpi ta se dando bem pq os nomes que antigamente eram mt difíceis ou até mesmo impossíveis de se ter . é so vc ir nas reus . nos churras que vc vai reencontrá-los la pra trocar uma idéia as lendas estão de volta nos muros da cidade

30 – Se seu filho (caso tenha) fosse pichador, o que você faria
Nao tenho filhos. Mas se tivesse eu daria uma surra nele. Pq é melhor ele apanhar pra mim do que pra um segurança , um policial revoltado que pode ate mesmo tirar a vida dele , como tantos perderam no charpi ...

31 – O que tá achando da entrevista?
So estou respondendo pq te admiro muito NUNO . lembro que na nossa época boa de charpi era tipo uma mini competiçao , pelo menos pra mim. Eu via nome novo do NUNO , SAF . SIBE , RICO ai tinha que meter as minhas missões tb . e vc era um dos que sempre se destacou. Quem nao se lembra . pra cima ai tu subiu a janela . ai pra baixo ai tu desceu a janela . e no final . fim da linha ..... simplesmente foda e bem em frente a marquize de pastilha que era SMEL , ALGA E NATA OR no supermecado Mundial
Esa aí, pra mi foi minha melhor parada...
Essa realmente era umas das minhas preferidas, pena não ter nenhum registro em foto. mas tá bom, quem viu, viu!

32 - O que você diria para os que estão começando agora?
é filho vc vai ter que comer mt feijao com arroz pra chegar la . mt mesmo

33 – Você lembra onde ou quando me conheceu? (resposta opcional) pois podemos não nos conhecer.
lembro claro. Ja tava ligado no teu nome mas te vi subindo que nem um rato , por um cano , o cinema ROXY de copacabana vc e o SOTY DV , limparam tudo mas ate hoje o teu DV ta la . me senti um privilegiado , um admirador nesse dia . tava SMEL , RICO . YORK , APE em baixo vc desceu de la com sua preto fosco , eu subi a pastilha verde ao lado , a doMcdonald e peguei os 3 andares de pratao. Lembra..... hehe
É isso mesmo, eu já até contei essa história lá no fotolog, eu achei que ia rodar pro bonde que tava embaixo, achando que ram pitbaoys, mas quando desci eram vocês, aí foi minha vez de apreciar. vc em ação!

33– Deixe um recado pra quem estiver lendo sua entrevista
preste bem atençao irmao no que vou te dizer. Pichar é mt maneiro .a fama é o reconhecimento , as amizades estão ai mas saiba distinguir o tempo e a hora certa pra tudo. Tem hora pra vc levar sua vida a sério e estudar , trabalhar , namorar . sair com seus pais . e tb tem a hora certa pra vc pichar. Vejos mts malucos ai com nome pra caralho , mas so picham muro .nao tem carro , nao tem moto , nunca vi com namorada. Nunca vi com dinheiro no bolso. Entao é isso. Charpi é uma diversao. Nao uma profissao,.... quando vc enjoar de charpi . o que vc vai ser .....tera apenas o reconhecimento no sub-mundo mas e com a sociedade que nao curte charpi. O que vc sera para ela . pense nisso

É isso aí, valeu mesmo pela consideração em responder essa entrevista, e saiba que o respeito é reciproco... sorte aí nos estudos e nas provas, tenho certeza que vai dar tudo certo.
próxima entrevista será com BRAS

3 comentários:

Anônimo disse...

alguns que mandaram nome da ZONA SUL na década de 90 com destaque , SAF , SIBE, LOTY ,KAIS , I.NINJA , ZAG , PAG , FIFA , XOC , PONGA , FÃO , SANG , JAF , DAK , ALGA , RICO , GIM , CASS , PORTUGA , BOLO , NOGE , APE , RISO , AME , ANJO , SOCO , RED , NOSE , COBOL , FRAL , SAN , FIX , COTOCHA , KALO , GEL , GELEIA , BAND , BAN , FLODS , NUNO , SOTY , MAGO , WOLA , TUA , RMK , DREX , KOR , NED , SAMI , AXA , FIP , ANÃO , BOCK , MALABI ........ alguns que lembrei foi mal quem eu esqueci .abç NUNO mel s .

Anônimo disse...

Gostei da entrvista do cara. Se posicionou contrário a maioria do que os pichadores acha e diz em algumas perguntas. Teve peito de descordar. Toda boa discussão sobre algo deve requerer situação e oposição, sem uma posição maniqueísta onde cada um se ache dono da verdade.

Ele teve as experiências dele, tirou as conclusões dele e deve ser respeitado.

Admirador da Arte

Anônimo disse...

Me amarro quando vejo um representante da sul, pô nuno coloca mais aí ........

TUA
Terroristas da Sul