RAPichaSOM

Digite o quê você procura.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

SEIF - Uma chama que nunca se apagará






Cara simples todo mundo sabeconhecia os caras das antigas e os admirava lembro que na madruga indo para a 28 em uma saída histórica comentávamos sobre o vinga no meio do caminho...


Engraçado que, quando costumam nos superar temos raiva e vira uma rivalidade, mas no caso dele quanto mais ele crescia mais eu o admirava e sempre me perguntava como esses caras especiais sempre pintam no meu caminho?

Obrigado meu Deus, vamos lá, ele é o ator principal eu só um coadjuvante, reunião da Sãens Pena 94, Kil e CANTO estavam na reú com um bonde sinistro da baixada, fora os moleques da sul resumindo geral na praça o PMS na cabine de repente bateu o estalo vou pegar o Shopping hoje agora... olho pro SEIF e falo quer pegar uma parada?


Ele diz, o que ?


Eu digo, ta na sua frente rsrsrs...


Ele diz agora? Dá?


Eu falo, to subindo agora e ele vem atrás pica pau de São Cristovão parceiro se liga e vem sorrateiro como um rato... quem nunca pegou uma abinha rsrsrs eu varias... mas só com amigos... rua de trás casa, segundo andar, terceiro, quarto e pátio... andamos até a frente ( Shop 45 tem gente que ainda lembra disso ) de cima da pra ver os caras assinando os cadernos os PMS rindo na cabine e as pessoas vivendo suas vidas lá em baixo... então ganhamos os beiral, puxei a colorgin e de preto fosco comecei a marcar o mármore branco com minha tinta e meu nome... o cheiro da tinta domina o ambiente e adrenalina corre na veia e artérias... até que alguém da reú vê e explana, lembro- me de ver o kil perguntando por onde vcs subiram, sabe o que é isso? o kil perguntando por onde alguém subiu numa parada...parece até piada!!!


O canto e o gaga olhavam sem falar nada mas nem precisava...vi nos olhos deles que queriam estar ali... ali foi uma de nossas primeiras saídas e acho que uma das mais comentadas naquele ano... depois eu vou lembrando mais coisa...seif e pica pau e dava um passo e eles pisavam logo atrás todos sincronizados como um relógio... eu toda hora olha para a cabine e não acreditava que eles não nos viam estavam em frente... foi quase suicídio... mas deu tudo certo... nossa! no outro dia estava lá como seu eu tivesse feito uma Monaliza... mas ficou muito show nunca vou esquecer esse dia...


(COLA GCL - por e-mail)












Normalmente os agradecimentos são feitos no final, mas aqui vou agradecer logo no início, pois se ao lerem o texto, vocês sentirem a mesma emoção que eu, ninguém vai ver os créditos finais.
Sendo assim, agradeço as pessoas que ajudaram a construir esse trabalho, derrubar, desvendar, confirmar, desmentir, as coisas que são passadas de forma irresponsável.
Quase um ano de pesquisas pra fechar esse texto, mas só estou colocando agora, pois só agora estou seguro que todas as informações são verídicas com respaldo de pessoas que estavam lá e viveram as histórias.

Boa leitura pra todos







SEIF
Uma chama que nunca se apagará


Um cara calmo e quieto, quem o via pela rua nunca poderia imaginar que era autor de tamanhas façanhas, isso porque tinha uma imagem que passava uma certa fragilidade.
Até mesmo pichadores quando olhavam pra ele, ficavam imaginando e pensando, esse aí que é o SEIF.
(COLA GCL em conversa ao telefone)





Seu nome era José Marques da Fonseca.
Estudávamos em Botagogo no ano de 91 no colégio Anglo Americano.
Éramos ainda palhas na pichação, tipo giz de cera e uns rolezinhos de tinta bem fracos.
Ele morava na rua Paissandu no Flamengo, mas andava muito na minha área Botafogo e nosso bonde tinha: Eu, Weda, Anca, Panda, Cascão, Pity (fj do jacaré) End entre outros.
Em 92 ele viajou e ficou um ano morando nos EUA.
Quando voltou em 93 retomou a carreira no xarpi e começou a se destacar.
(SECK FR por e-mail)

Pichava orelhões pelo Centro da cidade, onde trabalhava como Office Boy, o interesse pela tinta foi crescendo, começou a freqüentar reuniões, existe uma história que diz que, em uma delas assinou um caderno, alguém falou algo assim, nome é maneiro, mas só vejo em orelhão lá no centro da cidade.
Ele ouviu o comentário e engoliu aquilo seco. e se revoltou e passou a pichar de tinta.


Sempre ouvi essa história, agora vou dividir com vocês a verdade sobre ela, mas com um detalhe, contada pela pessoa que fez o comentário: reparem como a história muda dessa de cima pra essa de baixo que é a real.

Estava se não me engano em 1994 na reunião de Madureira, vi uns cadernos com aquele desenho, nem imaginava que tinha algo escrito, pra mim era um desenho, aí comentei assim: Esse cara espanca os orelhões lá no centro, como eu era Office Boy lá também via sempre o nome dele nos orelhões, quem está ligado nele, sabe que no começo ele se destacava por pichar os orelhões lá do Centro.
Mas não falei aquilo de maldade e nem pra zoar não, falei por que reconhecia o nome dele de tanto ver lá no Centro, mas as pessoas riram, entenderam que estava zoando, aí ele todo humilde no jeito dele, chegou perto de mim e falou, sou eu!
Assim foi que o conheci, e dali mesmo já rolou a parceria.
(COLA GCL em conversa ao telefone)

Depois todos sabem o que aconteceu na cidade.




.



Folha dedicada para JoANA irmã do SECK FR, ela morre de ciúmes dessa folha, ela moldurou e não deixa ninguém pegar.





Ainda é facilmente encontrado nome dele nas ruas, curiosamente o mais visível, próximo ao antigo prédio do JB próximo a passarela 00, está escrito UMA CHAMA QUE NÃO SE APAGARÀ, frase lendária que traduz bem o sentimento da pichação. E deu nome a esse texto.

Só acredito vendo.
As pessoas pediam que até em folhas assinasse com a folha ao contrário
Não foi o inventor do estilo cabeça pra baixo, mas especializou-se e popularizou o estilo, encontrando vários espaços livres pela cidade, depois dele, as gerações seguintes quiseram aprender a por o nome de cabeça pra baixo, parecia uma regra, me lembro que em 95 quando estava voltando a pichar, o APE perturbava pra eu aprender, me dava folha pra eu treinar, mas eu não conseguia aprender por nada!

Ele era um cara muito inteligente, ficava acompanhando o que acontecia na pichação de longe, estava ligado em todos da antiga, normalmente o nome da pessoa vai evoluindo com o tempo, o dele não!
Ele foi evoluindo o nome dele, e só quando achou o ponto ideal partiu pra tinta.
(COLA GCL em conversa ao telefone)


Ainda cheguei a botar uns nomezinhos com ele, mas fui reprovado e expulso da escola e por isso parei.
Ele virou Office boy, continuou se desenvolvendo no xarpi, e sempre me contava as novidades. Passou a andar com Bin, Zag, Cola, Pica-Pau, Loty, Kais, I.Ninja, Pág, Fifa Ponga, Bogs, Today, Bac, entre muitos outros.
(SECK FR por e-mail)


Arrumou uma mina pichadora, Lele. Com quem teve uma boa parceria dentro e fora da tinta. Até hoje quando se fala de um, automaticamente lembramos do outro.
Infelizmente não consegui nenhum contato com ela durante o tempo e pesquisa dessa matéria.

Faleceu em Agosto de 1994.
Deixando pra trás uma legião de admiradores de suas escaladas, quem até hoje não passa pela Av: Brasil e não lembra dos topos, com as frases: A TODO VAPOR e A MORTE SÓ ASSUSTA AQUELES QUE A TEMEM, outra triste curiosidade, é que exatamente onde escreveu essa frase, foi onde colocou seu último nome.
Na foto - SEIF com 16 anos em sua casa no Flamengo, ao lado de PANDA amigo dentro e fora da tinta, no colo sua cachorrinha LADY, com quem era facilmente encontrado nas ruas do Flamengo passeando.




Só ele é quem pode dizer como foi!
Reza lenda que ele caiu quebrou a telha, os seguranças acharam que fosse um ladrão e o espancaram.
Mas tem outra versão que ao estar descendo estalou a telha e os seguranças ouviram o barulho (particularmente, essa é a versão que eu acredito, pois ele tinha muito talento e intimidade com escaladas, pra cair dali, que é um local bem simples de se subir).
Caindo ou não, depois daí a história é conhecida de todos, apanhou bastante dos seguranças, foi liberado, foi pra casa, contou pra sua irmã o que havia acontecido, ela perguntou se ele queria que ela o levasse até um hospital, mas ele disse que não, que queria dormir, que no dia seguinte estaria tudo normal e que tinha que trabalhar, então queria só ir dormir mesmo, deitou e não acordou mais, causa da morte, traumatismo craniano.

Gostava de bailes funk, futebol, mas nunca bebeu ou usou drogas. Realmente a pior loucura é ser careta, a tinta foi seu único vício.
Era facilmente visto pelas ruas do Flamengo andando com sua cachorrinha Lady.



Depoimento de WEDA, com quem fundou a sigla FR (Filhos da Rebeldia), umas das siglas mais tradicionais e respeitadas das ruas.
Lembro que ele era canhoto, colocava uma sigla WB - Wild Boys depois criamos a FR.


Desvendando o mito SAFE ou SEIF

O nome de verdade dele era safe, mas como a galera pronunciava errado, ele passou a escrever da forma como se lê, ou seja, Seif.
Obs: o único nome que eu tenho dele na verdade é da minha irmã, Joana, mas ela não da para ninguém.
É um quadrinho que tem no clipe da vr. Pra você ter uma ideia esse quadrinho que ela fez com a foto dele esta até hoje na estante dela, ela o adorava.
(SECK FR por e-mail)

Safe em inglês quer dizer Seguro, talvez essa seria a mensagem que ele queria que víssemos ao ver o nome dele. Os nomes dele eram postos em locais difíceis, mas tinha que ter certa segurança no que estava fazendo.
(NUNO DV)







25 comentários:

Passei e Vi disse...

foda o texto... uma pena que ele tenha morrido. tem muita coisa dele na memória, o que está acesso ainda tento registrar sempre e por no fotolog, até p/ os mais novos conhecerem !

abração

J T ´´S rud disse...

Caraca nuno...essa foi uma das entrevistas que eu mais curti... muito legal mesmo... então..eu perdi meu msn..to te adicionando eu sou o rud_rod... ai a gente se fala... sou do J T ´´S num sei se voce esta lembrado, aqui de sampa... parabens pelo blog mano... continua sempre bom!!!
depois eu queria saber se voce tem o contato do goa... que eu fiquei de enviar umas folhas pra ele, só que as cartas voltaram =[ acho que anotei cep errado...

Admirador da Arte disse...

Gostei muito da forma a qual vc estruturou a matéria. Ficou gostoso de ler. Parecia um roteiro de filme, em que eu ficava imaginanco o Cola falando no video, depois o Seck etc.

Pareceu um documentário em curta metragem só que escrito.

Vc tem bom gosto Nuno. Hpa muito tempo te falei que vc podia escrever um livro e acho que vc pode, acho que vc tem talento.

Vamos falar um pouco do Seif... a pichação contruiu alguns fenômenos e o Seif com certeza é um deles. Franzino, aspecto frágil, não despertava em ninguém qualquer tipo de desconfiança sobre sua pessoa. Como supor que que alguém com um biotipo desses é uma das maiores referências da pichação no alto?

Vinga, Kil e Seif são os três reis que faziam magia para subir com facilidade e expõr suas respectivas marcas no alto.

E nem precisou pichar muito para ser uma referência no que fazia. Uma fatalidade abreviou sua ainda jovem vida.

Espero que ele hoje esteja em paz, resigando com o que lhe aconteceu e não mais com a rebeldia a qual ele assinava. E que esteja ajudando de alguma forma aqueles que como ele se arriscam na ruas e deixam suas marcas pela cidade sem lei.

Que ele esteja em paz e trabalhando no bem.

Abraços meu amigo Nuno.

Admirador da Arte disse...

só para corrigir:

"Espero que ele hoje esteja em paz, resignado com o que lhe aconteceu (...)"

Unknown disse...

Diego 44 2x maluco

lembro bem eu menozao sempre sagas adimirados pelos mas cascudo da pista sempre ali no beco da fumaça do lado da praça jose de alencar tinhao so pixadores dessa epoca tb kosak soker nog soda lage drope ZUK ESCREVIA COM LETRA NORMAU entre outros quE esquesi eu sempRe tava no meio desse bondE ( eu morava na rua travessas dos tamois do lado da rua do saif)nessa epoca de 96 97 98 ele era o foco e o comentario entre esses pixadores da epoca eu tinah minhA PIXAÇAO ERA LOIK (O RATINHO ) MAS HJ EU SO O (DIEGO 44) EU LEMBOR BEM DELE SMEPRE PASSEANDO ALI NA PRAÇA NO BECO DA FUMAÇA COM SEU CÃO OU NA PRAÇA SAO SALVADO A UMS 15 ATRAS ISSO PRA ESSE E MUINTO MITO PROVAVEL MENTE FOI O PIXADO MAS MARCANTE DE INICIO QEU FICO GRAVADO ATE HJ EM MEMORIARIA UMA CHAMA QUE NUMCA SE APAGARA

ESSAS SAO AS LEMBRANÇAS DA MINAH INFANCIA E INICO O INTENDIMENTO DE XARPI

Blog das Licitações disse...

Grande NUNO:

Primeiramente, gostaria de dizer que vc foi perfeito neste trabalho, cumprindo fielmente todas as estruturas da narrativa, dando a ideia, principalmente para quem não é do meio charpi, de um passado não muito distante e com depoimentos que nos levam a "viajar" eu um tempo real..parabéns !!

Sempre fui membro da TJF e vira e mexe tinha um jogo na Gavea..Aproveitava esta viagem pela Z. Sul para aprender mais sobre os manos de lá. Assim conheci o SEIF. E tbm tinha uns amigos de torcida que moravam na Almirante Tamandaré e que conheciam ele tbm..

Mas depois de algum tempo, pude notar q esse mano estava fazendo algo diferente.primeiro as sequencias..estalava bunito..as letras bem uniformes, sem correria, sem medo..o cara sabia o que estava fazendo.sabia q era diferente.sabia q estava entrando para a historia.

eu ficava olhando, me perguntava "po o cara so pode fazer isso de cabeça para baixo..e não é q o cara fazia isso mesmo !!"

apesar dessa epoca eu estar desligado do charpi, sempre encontrava com um e outro amigo no maracana e o seif era sempre comentado.

o seif inovou e serve de inspiração para a galera que veio depois..causou um estardalhaço em pouquissimo tempo, não merecia ter morrido daquela forma..

um forte abraço..video

Seif disse...

Tive a sorte de conhecer e dar uma saída com o Seif, pegamos uma marquize de pastilha ali na Bento Lisboa no Catete, eu, ele e cola. Já apagaram. Nesse tempo criamos uma amizade, e sempre nos encontrávamos ou nos falava por telefone. O panda sempre tava com ele também, era seu amigo inseparável. Inclusive no dia que ele caiu da parada haviamos combinado de ir numa festa junina na Tijuca, mas acabou que ele não apareceu...e no dia seguinte fiquei sabendo do acontecido. No outro dia ele faleceu. Fui no enterro, dia 09 de Agosto de 2004. Triste como todo enterro claro, mas ve aquele muleke novinho, tranquilão, que num fazia mal a uma mosca deitado no caixão, com sua familia chorando, foi foda. Faz 15 anos isso e até hoje a chama dele não apagou, o Zé virou uma lenda. Parabéns pelo texto Nuno, perfeito. Abração. Bac GCL.

Seif disse...

Só pra corrigir, como sou meio analfabeto digital, fiz alguma coisa errada que no meu comentário aparece como "Seif", desculpa ai Nuno. Bac - GCL.

Unknown disse...

ESSSE É O MEU MAIOR IDOLO NO CHARPI...ATÉ MAIS Q O VINGA... ESTILO DIFERENTE DE SE VER... PARECE Q ELE ERA O ESCOLHIDO... SEI LÁ... AS FRASES Q ELE ESCREVIA ... A PROMESSA Q SE VIA NELE , UM DIA PODER TALVEZ ATÉ SUPERAR O "GRANDE" CITADO LA EM CIMA... POR ISSO A FR FOI A PRIMEIRA SIGLA Q BOTEI E NAUM LARGO ATÉ HJ... "OS FILHOS DA REBELDIA"... FOI A SIGLA QME CHAMOU A ATENÇAO... A HISTORIA D ZEZINHO... SEM FALAR QND SECK E ESSA GALERA DEU UM GAS RESPONSA... LONG PEP .. DPS, SEL TEK ZUL BUK ... DPS, CAMUS KADU,(EU)BANJO... E TA AE ATÉ HJ... A CHAMA NÃO SE APAGOU ! SEIF VIVE ! O ETERNO............

Unknown disse...

ESQUECI DE CITAR O GRANDE WEDA TB ... QUE INFELIZMENTE APESAR D SER DA MSM SIGLA NAUM RABISCAMOS JUNTOS AINDA... ELE É UMA DAS LENDAS VIVAS DA FR...

seif disse...

texto show de bola....um ótimo pichador sendo narrado por pichadores de primeira linha, grande trabalho mano NUNO, texto nota 1000....o mundo do xarpi precisa é disso mesmo, pessoas do seu quilate....o SEIF com ceteza foi uns dos melhores dorchapi, de disposição e coragem.....grande abraço, e paz e fé.

Anônimo disse...

Obrigado, sempre admirei a pichação e o trabalho do Seif. Agora a história está completa.

dia a dia..... disse...

o cara era fera mesmo.....e o texto é nota 1000, muito bem escrito, show de bola, o mundo do xapi precisa é disso mesmo, porque as lendas do xarpi morrem....( SEIF , TRÍCO , BIM ,VINGA , CAIXA ,LET , E AGORA ZILU.....é dafo, mais estamos aí pra isso. abç !!!......

IAX ( E.N ) esquadrão da norte

dia a dia..... disse...

o cara era fera mesmo.....e o texto é nota 1000, muito bem escrito, show de bola, o mundo do xapi precisa é disso mesmo, porque as lendas do xarpi morrem....( SEIF , TRÍCO , BIM ,VINGA , CAIXA ,LET , E AGORA ZILU.....é dafo, mais estamos aí pra isso. abç !!!......

IAX ( E.N ) esquadrão da norte

Pep Fr disse...

Foi no colégio que comecei a me interessar pela pichação em 1992, via várias siglas: TS, GT, UGB, GML,GSM, EP, PE, AAP... Mas foi a FR, através do Seif, que me deixava doido. Ele não era um cara de colocar 1, 2 ou 3 nomes numa parada, era sempre sequências de no mínimo 4 ou 5 nomes, o que não era o normal dele, o normal dele era 1 lata ou 2 latas inteiras e sempre em lugares que nunca imaginava que iriam colocar, pois só de cabeça para baixo é que dava e quase ninguém fazia isso. Ele colocava muito nome sozinho.
Me lembro que em 1994 ou 1993, nessa época qualquer festinha em play a galera invadia e a UGB principalmente era mestre nisso e numa dessas festas, num prédio perto do meu adivinha quem estava lá? Só sei que no dia seguinte eu vi os nomes na pastilha do prédio: Seif, Seck, Panda e Weda – FR. Seif ainda com a caligrafia antiga com a bola do meio do nome gigante.
Eu sabia que no meu prédio morava o Seck, mas não falava com ele, pois na época ele era mais velho, quando se é moleque 4 anos faz diferença sabe rsss. No meu antigo prédio, em Botafogo, já foi praticamente toda a FR das antigas, fora outros dorxapis da época. Tinha um nome do Seif no mármore do lado da porta do elevador do play do bloco do Seck. Tinha um nome do Zuk na porta da lixeira do play e onde a galera ficava tinha uma porta com todos os nomes que vcs podiam imaginar, e do lado dessa porta, que era do banheiro do play, tinha uma parede de madeira que deveria ter sido tombada pelo patrimônio histórico da pichação, rsss.
Quando criei o meu nome eu coloquei ele na parede da escada perto da porta do play, e foi aí que conheci o Seck, ele parou um dia no play e agente começou a trocar idéia e falei que aquele era o meu nome e ele disse maneiro, depois o Long criou o dele e pronto daí em diante começou a segunda geração da FR em 1996 junto com Sel, Zuk, Buk, Tek etc.

Seif, Drean, Cascão, Zuk... R.I.P.

(F)oreve(R)

DJOU disse...

Valeu Nuno, Sempre Mandando Bem Meu Parceiro !!! O Seif era Foda Mesmo ! Não o Conheci Pessoalmente, Mas o Admirava por suas Frases e Por sua Caligrafia única; Pichei de 1990 até 1996, não fazia as Bravuras que esses caras faziam, mas como bom amador da pichação admirava esses que chamo de profissionais, valeu amigo !!

Anônimo disse...

Seif,...Let... Vinga .... Bin... Boró... Ovorba... Risco... Heros, Bigode...Ferão...

Saudade dessa Rapazeada !

Anônimo disse...

imagina o que faria juntos pelas marquises SEIF E VINGA!!!! excelente texto!!!! um salve a todos do xarpi

Nuno DV disse...

Lendo, ou melhor relendo em Fevereiro de 2017, e ainda emociona... Nuno DV, Finalmente achei a Lelê, o mostrei a matéria pra ela, ela aprovou. missão cumprida 8 anos depois!

Unknown disse...

Lenda do xarpi, Seif FR

Unknown disse...

Rama TG, São Gonçalo

Anônimo disse...

O triste do xarpi de umas décadas pra cá é a NG desconhecer alguns ou desrespeitar, muitos nomes pelo RJ foram atropelados por estarem apenas fraco, grandes memórias, isso deve se tornar um código de respeito, se buscamos a glória da eternidade em ser lembrado pq atropelar nome das lendas? principalmente de quem não esta maisentre nós pra continuar progredindo, blog, pagina e outros meios como este são benéficos pra trazer tais personagens a tona, muita gente chegando sem saber o fundamento, espero que um dia possamos gozar de uma organização melhor.
W.B Ilha

Unknown disse...

Texto muito bem elaborado. CANTO E GAGA, sou o GAGA GR, e posso afirmar que do sou admirador do SEIF. SEIF eterno! Forte abraço!

Anônimo disse...

Seif um dos melhores, fez história

Raquel Marques Jackson disse...

Sou Raquel irmã mais velha do meu amado Zezinho (Seif). Estou aqui com minha outra irmã Renata, gostaríamos muito de entrar em contato com o autor ou a Lele ou o Paulo (Panda) ou algum amigo do José, para darmos mais contatos e acrescentar informações a historia do nosso lindo e amado irmão. Estou no Facebook ou insta.