RAPichaSOM

Digite o quê você procura.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

CAIXA por trás da fama

Conforme anunciado tá aqui o quadro POR TRÁS DA FAMA
Onde vou tentar homenagear e mostrar um pouco da vida de pichadores, infelizmente falecidos.
Porém tentarei mostrar essas pessoas sem a tinta na mão, pois com a tinta todo mundo sabe quem são, e o que fizeram. Por isso o nome do quadro é POR TRÁS DA FAMA.

Não poderia começar essa série de maneira melhor, com um cara que não conheci pessoalmente, mas tô ligadão na obra dele, respeito muito como pichador, pelo estilo, tanto no alto quanto no baixo ele sabia se destacar.
Agradecer já aqui e ante mão, a principal colaboradora pra essa postagem, KEL.
Valeu mesmo, de coração.
Quando falei pra ela da proposta do quadro, ele me falou, CAIXA por trás da tinta? Pô ele também não era nenhum santo, aí é foda!

Depoimento do NITO VR um dos que estavam com ele no trágico dia: 
 EU, SASE e o CAIXA (falecido) estavamos pixando o Bairro de Neves,São Gonçalo, aonde se deparamos com uns sarangos quando o CAIXA estava colocando um nome em uma pedra de uma casa ..
De pricípi acharam que nós estávamos robando, ou algo parecido, se aproximando perceberam que se tratavam de pixadores, então nos leberaram. Quando já estava em uma destância concideravel, percebemos que eles estariam iniciando uma perceguição,então corremos.. saimos da visão deles,foi quando saimos em outra rua, na quele momento eu queria sair daquele local ir pra outra ária mais o CAIXA , imaginava que já estava tranquilo .. Andando em uma calçada não muito longe dali, um carro prata se aproximou , o carona sacou uma pistola mandando nós pararmos eu imediatamente parei, foi quando o SASE e o CAIXA correram,nesse momento o carona de traz saiu me agredindo foi quando escutei tiros, o agressor parou de me bater,foi a brexa que encontrei de correr também em sentido aocontrário .. Escutei mas 4 ou 5 desparos , acreditava que seria em minha direção correndo em ziguezague consegui sair com vida ! Naquela noite já não encontraria nenhum dos 2 , preocupado logo de manhã fui na direção do SASE na Uruguaiana,ele ainda não tinha chegado, a espequitativa almentava.. até que ele chega,ligamos para a Kel a unica que teria contato direto com o CAIXA foi quando ela também não sabia aonde ele estava .. preocupados falamos com o Ellus se encontramos na Central do Brasil e dali fomos ao local do lamentável acontecimento, lá se deparamos com um enorme mancha de sangue no chão, naquele momento nós já imaginavamos o pior, pedimos enformaçoes com morados do local foi quando nos passaram que o rabecão logo cedo já tinha levado o corpo para o IML de Niteroi! Lá reconhecemos o corpo e tivemos que avisar a família dele .. Viemos muitos tristes , naquele momento ficamos em choque e não acreditava no acontecido




CAIXA,
(Por trás da fama)



Sexta-Feira, 20 de Abril de 1984
Nasce na baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.
Pedro Augusto Batista Laurindo
Que anos mais tarde seria conhecido como CAIXA

Torcedor do Fluminense, mas não um torcedor fanático, apenas torcedor.
Gostava de Rap Nacional, principalmente de Racionais (Sobrevivendo no inferno seria um bom título pra sua vida, pois foi bem difícil).
Também era romântico já que gostava muito de pagode, sabia todas as músicas do Gustavo Lins.
Morou em Cordeiro com a família no interior do Rio de Janeiro, cidade bem calma e tranqüila, que deve ter colaborado com sua personalidade, isso porque pessoas mais próximas diziam que era um cara calmo e na dele.
Gostava de soltar pipa e jogar futebol como todo garoto comum.
Parecia ser muito fechado na dele, todo mundo zoava “e aí mudinho, não fala nada?!”
A resposta era sempre um sorriso envergonhado.
Tinha gente que tinha acabado de conhecer ele, que ficava até preocupado achando que ele era mudo mesmo! Mas assim era seu jeito, simples e na dele.
Não sei se dificuldade de se expressar mas, o jeito tímido, simples e calmo, talvez tenha colaborado pra ele ter tido sua primeira namorada (KEL), já aos 19 anos.


Mais tarde já adolescente, veio morar na cidade do RJ, Morro do Pinto no bairro de Santo Cristo.
Os amigos diziam que era de bobeirão, muito calmo, até conhecer os novos amigos, “as más influências”.

Seu primeiro contato com a tinta, foi através de uma das suas primeiras amizades, BUDA, que acabava de chegar de São Gonçalo, de um evento de grafite, e trazia com ele um monte de tinta colorida. Pedro inventou o nome “CAIXA” sem nenhum significado especial na hora e colocou uns nomes pela área, e foram pichando as redondezas (vide foto abaixo) dando início a aquilo que logo se tornaria um vício rebelde.
Daí pra frente a sua estória foi sendo escrita com tinta e em caminhos mais tortos, pois foi mudando um pouco sua personalidade.

O grande problema dele é que não queria trabalhar, e depois que conheceu a rataria, ferrou! Fora à pichação ele tinha um outro e mais perigoso vício, o 155, que era especialista e o modo como sobrevivia no dia a dia, fazendo pequenos furtos.
Não dava pra enriquecer, mas dava pra pagar as diárias e se alimentar, alimentar-se nem sempre.
Diárias? Isso porque ele estava morando de casa em casa, e em hotéis para solteiros, morou em vários:
Um na Tavares, dois na R: Da Glória depois foi morar na Lapa.

Nessa época ele tava foda! Num ritmo muito forte de barro! Que lhe rendeu alguns vacilos.
Passou uma temporada em São Gonçalo na casa do BUDA, e em Itaguaí na Ilha da Madeira, onde foi “refugiado” para casa em que seus pais estavam morando.
Mas o relacionamento com seu pai era bem difícil, atritos e divergências faziam parte da rotina entre pai e filho e sua mãe estava muito doente.

Depois voltou e foi morar no Alto da boa vista, numa favelinha chamada: Mata Machado, e foi lá que desandou de vez a vida dele, virou o capeta lá, estava roubando em ônibus e até fio de cobre, uma doideira cortar aqueles cabos enormes no meio da rua em cima de escada. E pra variar teve que meter o pé de lá antes que o pior acontecesse.
Nessa época estava andando muito com o TOM OC, que graças a Deus virou crente, achou a luz, e está num caminho mais tranqüilo, pois era outro que andava nos caminhos escuros da vida.

Estudou até a 8ª série, mas nunca conseguiu terminar ela, por que parava de freqüentar as aulas.
Em 2005, depois de muita insistência de sua namorada e melhor amiga KEL (segundo ele, a única pessoa que se preocupava realmente com ele) voltou a estudar, no C.I.E.P (Brizolão) do Catete, pois ele estava morando nessa época bem em frente ao colégio, porém seu retorno à vida de aluno não durou nem um mês.
Seu último endereço foi mais um hotel para solteiros na Cruz Vermelha.

Um pouco antes disso, com ajuda do amigo SEL, sua namorada KEL, conseguiu colocar ele pela 1ª vez num emprego de verdade, onde ficou apenas umas duas semanas mais ou menos. Segundo ele, o motivo da demissão foi o patrão ter visto sua ficha criminal. Onde constavam dois antecedentes. 155 (em um supermercado) e 163 (Praia de Botafogo)
Mas o SEL acredita que não tenha sido isso não, mas sim que ele não queria trabalhar mesmo, gostava ou estava acostumado com o que vinha fácil...acabou saindo do emprego sem ganhar um tostão.

Trabalhou por um tempo panfletando na Uruguaiana, mas aquilo era um massacrre.
Foda que ele não tinha esperança nenhuma... expectativa de vida zero
Ele tava meio abandonado.
Como já disse lá em cima, na família, era brigado com o pai, e a mãe dele era doente, quando os pais dele saíram de casa pra morar em Itaguaí, ele ficou morando com a irmã dele alguns anos mais nova, em Santo Cristo, mas em pouco tempo a irmã foi morar com o namorado e ele ficou muito só.



Apesar de toda dificuldade que a vida colocou na frente dele, além de xarpi ele se divertiu muito, era baile todo fim de semana, shows também, Fundiçao, Circo Voador, Hutuz, Boqueirão, Mourisco etc..

Apesar dos pesares, eu NUNO tenho a certeza que ele tinha um bom coração, mas ás vezes a gente tem boas intenções e tal, mas não tem oportunidades, o mundo cobra da gente, coisas que ele mesmo não nos dá! Ninguém da a chave pra agente abrir a porta certa, mas as portas erradas estão sempre abertas.
Agora que sei um pouco mais sobre ele como ser humano, respeito mais ainda.


Onde tu estiver jamais será esquecido, pois pichador não morre, vai o homem ficam os nomes, nos muros e na memória de quem viu.




Depoimentos de pessoas que conheceram:

RUNK - IU
AS VEZES EU ZOAVA E TAL ELE FICAVA CALADO EU ATֹ PENSEI Q FOSSE MARRA LOGO QUANDO EU VOLTEI E TAL
MAIS DEPOIS FICAMOS MAIS PROXIMOS E TAL SEMPRE TROCAVA IDEIA COM ELE FOI TUDO MUITO RÁPIDO O BAGULHO, QUE NEM CHEGAMOS A BOTAR NOME JUNTOS... SÓ TENHO AQUI A FOLHA P/ RUNK
TENHO AKI A PARADINHA DE SETIMO DIA DELE, DA MISSA
EU TENHO ORIGINAL LEVO SEMPRE NA MINHA CARTEIRA DESDE O DIA Q RECEBI ..EM TODAS AS SAÍDAS ELE VAI JUNTO COMIGO
EU JOGUEI UM BIRRO DENTRO DO CAIXֳO SEM O PAI DELE VER
ELE TINHA QUE LEVAR ALGO DA TINTA, ELE GOSTAVA MUITO!


DOOM - LD
Conheci quando ele tava começando... na reunião do Catumbi eu acho... lembro que quando falei com ele eu tava com o JAX
Conheci muito pouco... falei poucas vezes com ele.


CAIXA & KEL
(Casal tinta)




Para conhecer a obra do CAIXA acesse www.fotolog.net/caixavive


31 comentários:

Unknown disse...

esse daeh realmente jamais será esquecido...quando passo na pista e vejo os nomes dele acesão parece q foi recentemente.....caixa vive......

Anônimo disse...

TÔ meio sem palavras para falar sobre o que acabei de ler. Que pena que ele não pôde se restringir à pichação e cometia seus delitos por aí.

Rabiscou à bessa por aí... no alto, no baixo... foi um grande representante da nova geração.

Que seus pais e amigos superem essa perda.

Grande abraço Nuno.

Anônimo disse...

pow destaq aew pro caixa historia marcante rapida e meio triste mais o cara representou muito no charpi de 01 a 06 devastanto varias areas sempre no estilo e nos encaixes sempre se destacando uma pena esse lek naum estar mais presente ...mais suas marcas parencem recentes como ja foi dito o cara foscava bonito um abraço nuno e tbm raquel pelo lance aew do caixa e tbm gostaria q pedir logo a entrevista do sel ne esse cara ta em todas entrevistas e com o caixa tava fazendo uma dupla foda. fui paz e fe q 08 seja um ano melhor ......

Anônimo disse...

koe mlk...
tu e' eterno....
a morte nao e' o fim......

Anônimo disse...

Tu vai ficar na memória de todos nós , você será eterno .

Eterno CAIXA VR !

Anônimo disse...

de fato o caixa era um cara legal, como dizia a nife, q nós conhesemos o PEDRO quem ele era de verdade por trás da quela coragem toda tinha um jovem q. só precisava de atenção. Eu e ele vivemos momentos q. eu não tenho vergonha de falar q. foram inesquecíveis,apesar da nossa amizade ter sido muito curta,tenho saudades ass. TOM

Anônimo disse...

koeee karaaa
pohhaa num te conhessi pessoalmente so te conhesoo por nomee e pelos xarpis kee eu vejoo pelo rio todoo!
passei ah gostar dessa artee ah pouco tempoo ii jaa te tenhoo como um exemploo!
mee amarro noke vc fez!
Isso ke é um exemplo de "uma vida certa do caminho errado!
valeuu lesk
deskanse em paz!

CAIXA vivee

Anônimo disse...

po so quero falar q naum tive a aportunidade de conhece-lo,mais admiro muito ele 'caixa',o cara devasto tudo,exemplo pra todos,mostro na pratica,mais infelizmente sua partida foi antes,mais concerteza nos encontraremos,fe me deus,q esteja com deus,fe Snok

Anônimo disse...

nuca será esquecido , sempre na memoria de todos ! ETERNO CAIXA ! choro.

Anônimo disse...

Onde tu estiver jamais será esquecido, pois pichador não morre, vai o homem ficam os nomes .

CAIXA ETERNO !

IndiO ...

Anônimo disse...

vlw fera.....vc morou aqui no alto pertnho de mim e ném sabia, foda, mais vlw vale a obra que fica......fica com DEUS !!!
......................abraço do IAX

Anônimo disse...

trabalho rodando o rio inteiro e sem duvidas o caixa foi um cara q representou o mundo da tinta e representa até hj pq o q é eterno não morre e os nomes dele tão aí pra provar isso "vão se os homens e ficam os nomes"
ass: flog mad

Unknown disse...

hj estou parado no xarpi , mas ja tive a oportunidade de fala com o mano caixa rapidamente fez a sua escolha a vida tem a cor que você pinta e caixa sua cor numca desbotara mano

by A.L

carolzinha lyrio disse...

profissão perigo, gostamos dela, em 5 minutos eu to em cima da sua janela...

CAIXA VIVE!

by: KEEN e KIND

Anônimo disse...

((Naf))

Pow caixa era disposçao, moro na zoana oeste tem uns nomes dele aqui mais sempre que vou pra algum lugar fico vendo os nomes, acompanho o fotolog caixa vive desde 2006 pena que as fotos acabaram =/
mais tamo ae fé em DEUS
grande abraço pessoal do xarpi!!
me amarro no caixa!
descanse em paz!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Kra, depois que li isso... É foda!

A vida dele não era fácil, como a de muitas pessoas que conheci. Era uma pessoa humilde, devia sofrer muito internamente, em relação à expectativa de vida e de futuro, mas a verdade dura e crua é que a pessoa não pode se entregar, não pode escolher o lado negro, que é um caminho muito fácil de entrar, mas para sair...

O negócio é nem começar a fazer a coisa errada, porque depois de feita, é como se estivesse vendendo em parcelas a alma para o diabo, depois da primeira, da segunda, da terceira merda feita ele vai sempre querer te arrastar para baixo, querer te colocar lá embaixo bem perto dele, dificultar ao máximo as coisas para vc não voltar para o lado do bem, vc vai ter que sofrer muito para pagar tudo o que vc fez de errado.

O mais humilde que vc seja sempre tente resistir às tentações, reze bastante, arrume um emprego, pode ser um emprego humilde que seja, mas lembre-se que muitos começaram por baixo e hoje estão por cima.

Que Deus o ilumine.

Pep Fr

Anônimo disse...

NÃO CONHECI O CAIXA,MAS QUANDO EU PASSO NO SANTO CRISTO OU VEJO O NOME DELE ESPALHADO POR AI,ME DA UM APERTO NO CORAÇAO.NAO CONHECI,MAS TENHOS AMIGOS Q CONHECERAM ELE E FALAM Q ERA MTO GENTE FINA.O CAIXA SERA ETERNO ! VAI ESTAR NA MEMORIA DE TODOS NOS PARA SEMPRE .

ETERNO CAIXA V.R.

SOOUL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SOOUL disse...

Po mano adimiro muito o Caixa,ele foi a lenda e é até hoje,espero um dia chegar onde ele chego,aki vai uma abraço do mano SOOUL

vidal disse...

o mlk é foda varios janelados pikas q ele sobia dosposilao´pura

Anônimo disse...

Caixa Eterno... lembranças de ti na Afonso Penã... um abraço aonde estiver... Nuk ReGisTrado.....

Anônimo disse...

...#CaixaVIVE...��☝��

Unknown disse...

Parabéns Nuno pelo seu blog cara, já vi seus trampos aí.no.RJ e em um documentário. Deus guarde o Pedro e conforte sua familia

Unknown disse...

Lendário Caixa assim como Bim e outros q já partiram !

Unknown disse...

Sem palavras , caixa foi um icone do xarpi carioca , ate hj se fala mt dele nomes bem acessos, cali bem afiada um perda mt grande p xarpi carioca , dois dias apos meu aniversario ele doi morto na maior carvadia acrdito poisn estava roubando nada apenas pixando , fica aqui minha cinseras palavras p esse amigo n tive a oportunidade de conhecê-lo mas com certeza era um grande rapas, buda e sase sao meus amigos, super batalhadores so ufa dos2 belos trabalhos pela rua, VRmidia ... Ass Ano marginais doideira ✌

Unknown disse...

Sua história "lida" já mexeu dentro do meu coração,imagina oque você sentiu na pele,creio eu que o xarpi foi a sua cura pra tentar esquece as feridas da Vida,pra mim sempre será o caixa que representou muiito a era do xarpi,com coragem é disposição cada marquise pastilhas janelas,felizes foram os que te conheceram,eu só de nome,mais sempre vou falar de você com alegria,viveu o xarpi na veia.
By: xarpi "voltei"...

Unknown disse...

Ano caixa , nunca será esquecido pois em.todo lugar que vou sempre vejo seus nomes e realmente acessão parece que foi acabado de ser lançado mlk bom fica com Deus 🙌🏽🙏🏽

Unknown disse...

Em arte só vive o que continuamente dá prazer. @budavr #CAIXAVRVIVE
Pedro Augusto 📚💎🎨🚶🙏

Anônimo disse...

Fui amigo pessoal dele soltavamos pipas juntos iamos pro baile juntos estudamos juntos era meu amigão frenquentava a minha casa eu frenquentava a dele, mas infelizmente se perdeu, nos afastamos por causa do pixe ele so queria isso, eu fui um dos melhores amigos dele, nao sabia dessa página descobri hj, nao podia dexar de escrever algo, Meu amigo Pedro augusto, Hj está la de cima nos abençoando meu parceiro !!
Como nós ria.os jintos no colégio zuando saudades eternas !!
Ass: Seu amigo Negritoooo

Anônimo disse...

lamentável no Charlie