RAPichaSOM

Digite o quê você procura.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Entrevista com ARO e OPPO do PASSEIEVI

Com extinção e abandono dos fotolog´s antigos e atuais e xarpi da antiga, o mundo dos fotolog´s perdeu um pouco da graça.

Lógico que existiam vários outros, mas não com o compromisso de divulgarem tão bem a nossa cultura como os citados à cima.

A coisa ia andando normalmente, quando eis que surge um tal de PASSEI e VI chacoalhando o mundo do xarpi virtual.

Com uma proposta bem simples de apenas passar e vê os muros da cidade, hoje é um dos fotolog´s mais populares, importante e acessados, sobre o assunto.

Vamos passar, ver e conhecer hoje, os operadores desse vitorioso projeto.


Com vocês ARO e OPPO, ou simplesmente, PASSEIEVI.





1- Vocês são de que área?

Aro: Botafogo

Oppo: Nascido e criado em Copacabana, há 5 anos morando na Tijuca.


2 – Qual a história de vocês dentro da pichação?

(Começaram a por nome em que ano, com que idade, influenciados por quem, etc..) conta aí como foi?

Aro: Começou na época de colégio pixando as mesas e tal, mas nunca pixei nas ruas de verdade. E nessa época não conhecia nenhum pixador (hoje em dia conheço poucos) os nomes que mais gostava de ver nas ruas era do pessoal da zona sul mesmo: Seif, Seck, Pep, Weda, long, Sel, Acme, Riso, Nuno, Ape, Soft, Anão, Fip, Bock, Smel, Cass e o resto da galera ZS dos anos 90.

Oppo: Passei minha infância ali na Edmundo Lins em Copacabana (galera chamava de GEL) e estudava no Roma, no lido, então desde pequeno convivi bem de perto com as feras da zona sul no inicio dos anos noventa, mas sempre só observando, via sempre ali na Gel o Jaba, Usa, Lobo, além de ver a galera toda da TS varrendo tudo, achava muito maneiro mas como era muito moleque nem rabiscava nada. Em 93, se não me falha a memória, se mudou pra lá o Arco (Cidinho, que já assinou CP, fez dupla com o Ozola) que na ocasião tava começando a rabiscar, isso foi o incentivo a eu entrar de vez na pichação e ensaiar colocar uns nomes. Tive vários xarpis diferentes por alguns anos e pichava pouco, às vezes de nugget, cerinha e pouco de tinta, era bem moleque! Com o tempo e as “más companias”, fui cada vez mais entrando nesse mundo, fazendo pasta, indo em réu e dei sorte de na esquina da minha casa ser o local onde o Boys-DV tinha um camelô de incenso (essa o Nuno lembra né?!) então sempre tava geral ali, era tipo a barraquinha de sopa da Pres. Vargas hoje, sempre tinha pichador ali. Em 98 comecei a pichar OPPO (tem foto datada do primeiro nome, estava com o amigo Arp) e fiquei “na ativa” até 2001, quando o Body Boarding e o Rock me afastaram de vez da arte.

Em 2007, depois de anos sem nem olhar pro alto e sem conhecer nada da safra 2001/2006, voltei a reparar e acompanhar, foi quando o COGY da Legalize me mandou esse blog, que hoje tenho a honra de veicular algumas palavras, e vi que a pichação estava mais viva que nunca. Sabendo disso aquela vontade de botar nome voltou feroz, então sai algumas vezes pra botar uns nomes, rodei e tive que fazer serviço comunitário, voltei com a pasta e cá estou.


3 – Nesse período de fotografias, vocês estão pondo nomes também, ou só registrando os fatos em fotos?

Aro: Colocamos duas vezes hehe.

Um em Botafogo e outro na Tijuca, que aliás foram os 2 únicos nomes que já botei na vida.

Oppo: Eu, às vezes dou um rolé aqui perto de casa, basicamente chego em casa de madruga e pego minha cadela pra dar uma volta e acabo levando a tinta! Sempre tenho uma por aqui, mas não me considero pichador não. Tô sempre combinando de pichar com o Foro e com o Salta, lá de São Gonçalo, mas nunca rola.



4 - Vocês estão clicando tudo que está acontecendo de novo na rua, sendo assim, quem na atualidade está de destacando na visão ou na lente de vocês?

Aro: Acho difícil dar um destaque assim, já que dificilmente posso ver o que acontece fora das áreas que freqüento, mas acho que em 2009 o pessoal do ferrugem se destacou... Nuno, Fyt, kadu, Isak, Alka! Gosto dos "janeleiros" também Cool, Digo e Tokaya...

Oppo: Difícil citar alguns poucos, a galera está bem fissurada e cada vez mais tem gente boa por ai. Admiro os trabalhos do Fyt , Kadu, Abra, Tokaya., e dos que pararam mas estavam presentes a pouco, tem o Nuno e o Cool! Eu gosto de pichação no alto, as pedras e afins tem seu valor, mas admiro mesmo a altura.

A nova geração da Zona sul tá bem representada por uma galera boa também, Arak, Zas, Risk e da baixada curto o Sis e o Ake.


5 – Como iniciou o projeto?

Aro: Nós temos uma banda de rock juntos, e em algum ensaio pintou o assunto, aí um se ligou que o outro se ligava em xarpi, ficamos um tempão conversando. Eu já estava a uns bons anos sem olhar para os muros mas esse papo me fez ter interesse de novo. Ai o OPPO me falou do blog do Nuno (é, esse aqui mesmo!) Cheguei em casa e fiquei a madrugada toda lendo todas as matérias e entrevistas que tinham aqui, depois passei p/ o fotolog, mais uma madrugada em claro vendo vários fotologs. Ai me veio à idéia de registrar as coisas por ai, principalmente para manter um arquivo fotográfico da pichação para todos. Tento manter o nível das fotos alto também, inclusive postando as fotos em alta resolução. Lembro que no ensaio seguinte a esse o OPPO apareceu com o COGY e o CAB da legalize e depois do ensaio eles foram botar uns nomes hehe...

Oppo: O Aro que certa vez chegou e falou “fiz um fotolog” e começou a correria toda, mas como trabalhamos juntos, tocamos na mesma banda, e convivemos sempre nos mesmos lugares, sempre me perguntava “Quem é esse? Tu viu tal parada? Conhece esse cara?” até que foi automático e estarmos juntos nessa, até pq quando ele dirige, alguém tem que fotografar né?!

6 – Como funciona a escolha dos bairros a serem fotografados?

Aro: Na real, não tem muita escolha... é bem "Passei, vi e fotografei" eu moro em Botafogo, trabalho no Centro, e namoro uma menina da Tijuca. A grande maioria das fotos são desses bairros mas como temos uma banda juntos, estamos sempre viajando e indo tocar em outros bairros.. isso ajuda bastante.

Oppo: Basicamente não existe uma escolha, a câmera está sempre com a gente e fotografamos os locais que passamos e vemos. A proposta do fotolog sempre foi e sempre será essa, não pegamos e decidimos “hoje vamos pra lugar X”, isso inclusive causa a insatisfação de algumas pessoas que acompanham o fotolog e não compreenderam isso.

A idéia foi criar uma pagina pra divulgar o que nos chama a atenção nos locais em que passamos, se tornar uma vitrine do que os nossos olhos vêem e admiram, e não ser um meio de exposição de áreas especificas, ou de pichadores em especial. Sem nenhum teor egoísta, o fotolog é pra mostrar o que nós vemos e não o que determinadas pessoas querem ver ou querem que seja mostrado. Por isso acredito que tem dado certo e vem recebido elogios de cada vez mais pessoas.


7 – Já houve briga por um querer postar uma foto e outro querer postar outra?

Hehe! Até agora não.


8 - Como vocês viram o retorno do pessoal da antiga? Algum antigo que vocês destaquem, que nunca iam imaginar que voltasse?

Aro: Como eu me ligava mais nisso nos anos 90, eu gosto da galera que tava na ativa nessa época. mas vou citar um "antigo" que acho foda o FIM da CP mas acho que esse nunca parou né ? sei lá... Acho legal que a galera esteja voltando, o que vem a provar que a chama da tinta nunca apagou dentro deles, ficou adormecida só. Tem o Nado's aqui de Botafogo também que voltou com tudo.

Oppo: Alguns me chamaram atenção: Gole, Grilo, Fos, Plank( pichou recentemente né?!) Jabá e Usa.

9 - O que vocês acham dessa mistura de gerações?

Aro: Acho legal. Só não é legal quando gera briga né? Acho até besteira discutir qual geração é melhor. Cada um tem sua época e todos tem o seu valor.


10 - Já passaram algum perrengue ou rodaram, tirando fotos?

Somos muito discretos, ninguém nunca nos vê tirando as fotos, sempre passamos batidos.


11 - Única vez que vi VADIO na Internet, foi no fotolog de vocês. tem algum pichador (es) que vocês gostariam que voltasse ou estivesse vivo, pra serem fotografados?

Acho que já sei a resposta PasSEIFevi e passeieVINGA, mas responde aí

Aro: haha é isso ai.. pasSEIFevi e passeieVINGA! Esses eu gosto bastante de fotografar mas tem outros também. Gostaria de ver também nomes do CAIXA, TANE, KIL, BIN, LET, JONES, WGANGA...

Oppo: Seif , Vinga, Let, Bin ,Ozola e Caixa , dos que já se foram. Dos que estão vivos, seria muito bom ver o Tane, Kil, Lets e o Ape, que tenho certeza que ia estar fazendo essas missões no alto como bom alpinista que é.



12 - Outra foto marcante pra mim fora do VADIO, foi a que vocês tiraram lá do local de onde o VUCA caiu, que acabou virando a foto oficial do triste acontecimento. Tem alguma foto que tenha marcado vocês, que vocês se orgulhem de ter tirado? Qual?

Essa gostaria de não ter tirado. Eu não conhecia o VUCA pessoalmente, mas assim como todos, torci por sua recuperação... acho que depois disso, rolou uma reflexão geral sobre xarpi e eu também refleti: Valia a pena eu "incentivar" a pixação? Lembro que fiquei uns 3 dias sem postar e logo depois voltei com uma foto que veio bem a calhar no momento "enquanto houver platéia" que é uma frase que resume muito bem a pixação em geral. Mas não me eximo da culpa, acho, de verdade, que somos todos (não só nós, como vocês também) culpados por pixadores mortos, baleados, espancados etc... Batemos palmas pra maluco dançar e às vezes as coisas saem do controle, e INDIRETAMENTE temos uma certa parcela de culpa nisso. Então por que não paramos? Não sei. Acho que ninguém saberia explicar.



13 - Depois o fotolog, vocês lançaram o ORKUT. Lá tem mais de 2700 fotos, como é a escolha da foto que vai ser postada no dia no fotolog?

Decidimos fazer o orkut porque o fotolog acabou ficando "pequeno" para quantidade de fotos que tínhamos. E foi bom também para que todos tivessem acesso as fotos que ainda não tínhamos postado no fotolog. A escolha é difícil hehe...mas na maioria das vezes postamos fotos que tiramos mais recentemente.





14 - Tem várias fotos que foram tiradas por vocês, sendo usadas em outros fotolog´s e orkut´s, como vocês vêem isso, foi por isso que vocês criaram o selo?

Conta aí como foi essa coisa do selo

Aro: Pow quando eu fiz o fotolog, foi para as fotos se espalharem por ai mesmo, achamos legal ver nossas fotos em outros fotolog´s / orkuts etc... O selo foi mais para identificar mesmo e para divulgar o nosso fotolog, acho que nada mais justo né?

Mas tem algumas pessoas que tiram o nosso selo, hehe.. vacilo né?

Mas foda-se! Acho que o que importa mesmo são as fotos rodarem por ai... O passeievi é coadjuvante nas fotos... O que importa é o resto.

Criei o SELO de uma forma simples procurei no google por "camera pictogram" e a 1ª que apareceu foi a maquininha do selo, depois escrevi passei e vi do lado.

Oppo: Não vemos nenhum problema com nossas fotos sendo postadas por outros ou usadas em outros meios, o selo serve como uma divulgação pro nosso fotolog. Vimos que elas estavam sendo usadas por outros e pensamos que isso serviria de ajuda para movimentar nosso fotolog, além de ser uma assinatura, pois zelamos muito pela qualidade das fotos e achamos que seria legal associar as fotos bem tiradas ao nosso nome. O importante é que as pessoas,daqui e de fora, vejam o que as paredes das ruas tem pra mostrar, com selo, sem selo ou da maneira que for.

15 - Já pensaram em organizar os álbuns do orkut, por bairros tipo: ZO - ZN - ZS - Baixada ou por pichador, tipo um álbum só do TANE outro só do KADU por exemplo?

Aro: Já, mas isso ia dar muito trabalho hehe... Somos preguiçosos quanto a isso. Mas indico um orkut foda que é separado por nomes famosos, pedras, topo, janela etc é o: Reliquias do Xarpi (que inclusive merece uma entrevista aqui também)

Oppo: Não! A graça é estar tudo misturado, além de não favorecer a área ou pichador nenhum, todos vêem fotos de todos, cada um destaca o seu, gosta mais de tal área, mas acaba vendo fotos de todos que é muito melhor para a pichação com um todo, quebra essas barreiras e pequenos paradigmas de “segregação”! Já pensou em quanta gente ia ficar chateada com as poucas fotos no álbum da baixada? Quase não passamos por lá, sabendo dessa nossa “deficiência” optamos por colocar dessa forma. Tudo junto e misturado.

16 - Trabalham com o quê

Aro: Então, além da banda que temos juntos, trabalhamos no mesmo escritório que agencia e faz trabalhos de divulgação de artistas na internet.

Oppo: Tentamos viver de nossa banda, mas nem pra sobreviver ta dando. Aro guitarrista e Oppo baterista.

17 - Já da pra viver só da banda ou tem outros empregos?

Aro: Seria muito bom viver de banda, mas infelizmente é difícil, tem que dar muita sorte. Ainda mais sendo uma banda de rock no Brasil hehe.. ninguém gosta de rock aqui. Então temos esse trabalho no escritório que na verdade é o nosso ganha pão.

Oppo: Trabalhamos com webmarketing e produção de bandas e eventos. O rock ainda ta muito ingrato com a gente.

18 - Quando é que vocês vão tocar lá no XRF?

Aro: Quando o Tokaya chamar a gente hehe ! ;) mas acho que a galera curte mais um RAP mesmo !

Oppo: Quando o R da sigla XRF for de ROCK... hehehehe!Ou quando o DVastaSom precisar de uma banda de apoio ao vivo. Ouvimos e gostamos muito de Hip-Hop e Rap.

Falando em DVastaSom vou fazer uma confissão, mas não conta pra ninguém não, rsrsr!

Esse projeto estava engavetado há um tempão, só acumulando poeira, e vocês indiretamente foram os responsáveis pra hoje ele está em prática, pois o DJ Pett me achou e um dia que ele estava olhando o Orkut de vocês, na foto Desafio Vertical, ele lendo os comentários, viu um meu, e foi no meu orkut, viu o link do form spring me, ele também tem form spring me, e ficamos trocando ideias, ele falou que era dj eu falei das músicas e fomos pro estudio. e agora ele é o pai do DVastaSom e vocês sãos os padrinhos.


19- Pra finalizar, deixem um recado pra quem estiver lendo essa entrevista

Aro: Valeu rapaziada.

Oppo: Obrigado a todos os elogios e criticas ao nosso humilde trabalho. Continuem acompanhando e cuidado com suas missões.



Para saber mais sobre o trabalho de nossos entrevistados,seguem os link´s





15 comentários:

R@st@el disse...

Valeu pelo trabalho de vcs.

Admiro muito.

Valeu

Unknown disse...

Muito boa entrevista.

Gosto muito de ver o trabalho deles e admiro também o simples fato de so fotografar os nomes dos outros.


valeu PV. Continuem assim!
Forte abraço PV e Nuno

Anônimo disse...

Admirador da Arte ISG/EPE

Nunovsky os moleques são bons, muito bons. Com certeza são representantes de um puta fotolog.

Quando recorto fotos deles para destacar alguém da antiga, sempre dou o crédito para os caras.

Quem sabe um dia não rola uma "missão" em conjunto com os "passei e vi" e os EPE's... seria DVastasom, digo, DVastador.

Abraços brother!

Anônimo disse...

Admirador da Arte ISG/EPE

Nunovsky os moleques são bons, muito bons. Com certeza são representantes de um puta fotolog.

Quando recorto fotos deles para destacar alguém da antiga, sempre dou o crédito para os caras.

Quem sabe um dia não rola uma "missão" em conjunto com os "passei e vi" e os EPE's... seria DVastasom, digo, DVastador.

Abraços brother!

Anônimo disse...

Mais uma bela entrevista.
Valeu Nuno e valeu Passeievi, estão de parabéns!

Sea
CNS 86

Unknown disse...

realmente o passei e vi balançou o mundo dos fotologs que estavao meio parados depois de mta gente boa parando como admirador da arte, soma, etc.

mto justa a homenagem !

FÉ EM DEUS !!!!



?????????¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶?????
???????1¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶????
??????¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶???
?????o¶¶¶¶¶¶¶$???????ø¶¶¶¶¶¶??
?????¶¶¶¶¶¶?????????????ø¶¶¶¶?
????¶¶¶¶¶¶???????????????o¶¶¶?
???¶¶¶¶¶¶¢????????????????$¶¶?
???¶¶¶¶¶ø?ø¶$¶¶¶ø?????????1¶¶1
??o¶¶¶¶¶?1o¶¶¶¶¶???1¶¶ø¢o$?¶¶¶
??¶¶¶¶¶?????7o71???¶¶øø$1?¶¶¶ø
?$¶¶¶¶¶o???????????¶?¢¶¶¶o¶¶¶ø
7¶¶¶¶¶1????????????$?????7¶¶¶ø
ø¶¶¶¶¶7?????????1??¶?????¶¶¶¶ø
¶¶¶¶¶¶¶¶??????¢¶¶¶¶7????¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶1??¶¶¶¶¶ø¶¶ø?o¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶$¶¶??7117¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶O¶¶¶¶????????¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶7?¶¶¶¶¶oo7$¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶7??¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶¶?????ø¶¶¶¶¶¶¶??¶¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶¶O???????????????1¶¶¶¶¶¶¶
¶¶¶¶¶??????????????????¶¶¶¶¶

Unknown disse...

Po os cara são bom demais , excelente o trabalho de vocês .

Unknown disse...

ENTREVISTA SHOW DE BOLA
admiro muito o trabalho de vcs
kda dia q passa vcs vem com novas fotos de lugares diferente
e Reliquias de todos os lugares
PARABENS PELO TRABALHO DE VCS ....

pecado disse...

PARABENS PELO TRABALHO DE VCS MANO , varios nomes divulgados por vcs , entrevista SHOW abraços muita PAZ ......

Unknown disse...

gostei da entrevista mano...
obrigado por ter se lembrado de mim tbm... =))) e do meu mano zas!
sem muitas palavras pra não enbassar tudo! belo trabalho.


vlw, boa sorte aê nos clik´s!


a-p e paz

Unknown disse...

entrevista , ficou responsa mesmo!
ai eu acho q se de pender do passei e vi o xarpi vai ficar conhecido pelo mundoo , kkkk!

Unknown disse...

neneu baixadao




acho maneiro o trabalho passei e vi e acompanho no fotologt e orkut ......



sempre achei que o administrado do passei e vi seria alguen do xarpi pois a facilidade de traduzi os nomes , e as letras mais antigas, ...................




mais de qualquer forma


um abraço entrevista ficou maneira ...




salve salve



neune dao baixa........

Anônimo disse...

Boa entrevista, mas já Ta na hora de outras entrvistas....

Forte abraçooo !!!

Pep Fr disse...

Esses dois são mais sinistros que as câmeras da CET-RIO, rsss.

Registraram muita coisa da história do xarpi do RJ.

Todas aquelas fotos tiradas da galera da FR até hoje me trazem uma certa nostalgia daquela época de rebeldia, dos meus 17 anos e dos anos 90... Bons tempos!!!

Abração Aro & Opo.

Pep Fr disse...

Opps! Errei ali: O, double P, O! Oppo.