RAPichaSOM

Digite o quê você procura.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008



Voltamos ao rítimo normal do fotolog.
Uma entrevista por dia de Seguna à Sexta-Feira.
Avisar as meninas que não mandaram suas entrevista há tempo, que podem mandar pois devido ao sucesso, já está sendo preparada o especial 2...
E está rolando um especial feminino no fotolog do TOKAYA, Só foto show, já tá lá um Ferrugem da Anarquia e um janeladão da Kel

Então vamos continuar,

Com vocês uma estrevista de um xarpi que virou grafiteiro, sabe lagal das duas artes da tinta, com vocês...



0 - Qual seu xarpi?
Shun

1 – Começou a colocar nome quando?
1996
2 - Lembra de algum fato macante nesse ano? (Política, esporte,qualquer coisa que tenha te marcado?
Não lembro nenhum..

3 - O que te levou a entrar no xarpi?
Em 96 eu era tinha 10 anos, mas gostava d ficar com os karas mais velhos tipo d 12, 13 anos, aí um dos colegas começou a xarpi, depois um outro, aí eu achei maneiro e fui na onda deles, eu não podia sair a noite e nem comprar spray, então saía d dia com cagador(tinta no frasco d desodorant), pegava colégios em dias q naum havia aula e umas paredes na careta, ninguem ia fazer nada com um garoto d 10 anos, só depois d uns dois anos comecei a sair d lata.

4 – Por que você resolveu colocar esse nome? Algum motivo especial
Um amigo meu da escola mandava shura e pediu pra eu fazer uma letra pra ele(eu ficava imitando os nomes q via na pista antes d criar o meu, aí eu aprendia a fazer umas letrinhas maneiras), quando eu fiz shura, pareceu shun, aí eu fikei com esse nome mesmo, muito dpois dscobri q shun significa belo ou beleza.

5 - Tem algum parceiro? Alguém com quem você gosta de pichar junto?
Quando eu pichava saía muito com o falecido alai (morreu a um mês), las, punk, bick, los, entre outros.

6 – Qual tua sigla? (se tiver) O que significa?
Eu lançava VAT(vandalos da arte terrorista) q era minha mesmo, como um dos entrevistados já falou(acho q foi o runk), acho q sigla vai d cada um, tem muita gent q lança uma sigla só pq ela é conhecida, aí acha q vai ficar mais conhecido pq ta na sigla.

7 - Já colocou outras siglas? Quais?AL (arte louca)
HDS (hylander do spray)essa foi quando eu comecei um colega fez e eu entrei d onda

8 – Gostaria de ter posto alguma outra? Do passado por exemplo?
Não. Quando comecei admirava muito a AR, OT, MAD e GO, no inicio tinha até vontade d entrar mas depois quando tive oportunidade d entrar pra algumas delas eu não kis, pelo motivo q falei na pergunta 6.

9 – O quê você mais gosta de pegar?
Gostava d drape, tãopor antigo, pastilhas, ...

10 - Quem você admira no xarpi? - Quais os nomes.?
Po mano tem muitos karas q tão muito sinistros, tanto da antiga como kil, tufão, let, etc.. como mais atual tipo kadu, caixa, bobe, etc... então se eu fosse citar todos q admirei pela disposição e pela inteligencia iria dar umas tres folhas rsrs.. então queria destacar 3 um pela humildade: IDA, outro pela inteligencia(sempre pega parada midia: SOUS, e o outro eu naum preciso destacar pois ele mesmo já se destaca: VINGA (falei dele pra um coroa da minha igreja uma vez, falei q ele pegou o relógio da central, sabe o q o coroa me disse q faria se encontrasse com ele? Daria uma medalha!!!!!

11- Fora esses, quem na atualidade tá de destacando na tua visão?
Praticamente todos os karas da antiga q voltaram tão espalhando muito, e tambem alguns q já falei acima: kadu, sous, bobe, caixa, piu, ria, entre outros, tem muita gent pichando muito!!!

12 - O quê você acha dessa era xarpi digital?
Achei maneiro pq dá pra encontrar amigos da antiga q sumiram, e dá pra conhecer pessoas novas tambem e fikar por dentro do q ta rolando no charpi.

13 - Qual época era mais fácil pra xarpi? 80-90 ou 2000 (Resposta opcional)
po mano acho q cada época teve sua dificuldade, não pichei em 80 comecei a sair d lata já no final d 90, mas acho q cada tempo é um tempo, a pichação vai se modificando(ou evoluindo, sei lá), os objetivos mudam, antigamente os karas buscavam mídia entre todas as pessoas sejam elas charpi ou naum, keriam q saísse na tv, jornais, hj ainda tem isso mas vejo o pessoal mas voltado para o reconhecimento entre os pichadores. 14 - Qual a melhor parada que tu ja pegou?Po gostei muito do viaduto antigo d bangu, foi uma das ultimas paradas q peguei faz uns 6 anos, o viaduto era todo pichado, só antigo, tay, vely, tool, acho q até vinga tinha lá, aí limparam tudo, 3 dias depois eu, flay, los e mais um parceiro q foi d onda(não era charpi) subimos e pegamos, mais ou menos um mês depois disso outros dorchapi começaram a pegar, hj ele ta todo pichado d novo, e meu nome ainda está lá.

15 - Já passou muito perrengue? Cite um.
Já fui pego algumas vezes mas sempre conseguia escapar antes dos caras me segurarem, se eu me ligava q tinham me visto eu já ralava, mas no viaduto(q falei acima) nós rodamos para um cialipo, só eu q apanhei, depois ele mandou geral ralar.(não keria q os parceiros apanhassem tambem, mas po é mó sacanagem bater só em mim, os amigos q tavam junto ficaram me zoando quando o cialipo mandou todo mundo correr)

16 - Qual foi a pior rodada?
Quando rodei no curral das éguas (realengo) foi de dia, eu e los pegando alinha do trem, vimos uma parede q só tinha nome d kara sinistro, aí deixamos o nosso lá tambem, tudo tranquilão, até q dois karas da boca vieram atras da gent, po mano na linha do trem, ninguem por perto, a favela era d uma facção q não era a mesma da nossa area ( não me ligo em facção mas os outros se ligam), eles colocaram maior terror, falaram q iam matar ou dar tiro na mão, aí tomaram a lata, eo los falou onde agent morava( depois dizem q Deus não existe) um dos caras q pegou agent, tinha um irmão q morava na nossa area, ele mandou agent ralar, mas na real pensei q ia morrer nakele dia.

17 - Depois dessa história triste, conte qual foi a melhor saída?
Foram várias bem sucedidas, mas a q mais gosto foi a minha primeira, com 10 anos pulamos em um colégio era época d ferias, tinha um kara q tomava conta do colégio(morava lá) foi eu, o punk e o bick, akele colegio era mídia aki na area(geral estudou lá, inclusive eu)varios nomes dos dorchapi aki da area, pegamos tudo rabiscamos d ponta a ponta) durou alguns anos deppois reformaram o colegio, mas gostei dessa parada pq foi mó diversão agent rabiscando e zoando um ao outro.

18 – Se arrepende de ser ou ter sido pichador? Por que?
Me arrependo por um só motivo, eu me converti em 2002 vi q isso entristecia Deus, e hj meu Deus é tudo pra mim, se entristece Ele, eu não faço. Mas graças a Deus pude aprender muito nesse tempo q fui charpi, coisas q vou levar pro resto da minha vida. E só pra naum me entenderem mal, não sou contra os pichadores, apenas me arrependi dos meus pecados.
Ninguém vai levar a mau não, cada um sabe o que é melhor pra si...

19 - O quê a pichação te deu?
Experiencias e conhecimento, coisas q adquiri no tempo d charpi e vou levar pra sempre

20 - O que a pichação te tirou?
Alguns amigos, a confiança e o carinho da minha família(graças a Deus recuperei isso depois q parei), minha mãe chegou a me expulsar de casa, morei com a minha tia por um tempo até ela achar q eu já tinha parado,era tipo internato, eu não podia sair d casa, minha a familia achava q tinha q me envergonhar pelo q eu fazia pra ver se eu parava por vergonha, fui esculachado e humilhado na frent d algumas pessoas, numa dessas ela estava me esculachando na frente d uma familia q era amiga da nossa familia, e um dos jovens dakela familia, veio falar comigo depois q ele tambem era charpi, quando voltei pra casa, voltei a charpi, hj entendo q foi td para o meu bem(pelo menos eles achavam q estavam me fazendo bem)

21 – Quase esqueci de perguntar, você é de que área?
bangu
Passei um sufoco aí esses dias, os milicianos tão mandando aí legal...

22 – Já morou em outras? Quais?
não

23 - Já usou o famoso Fat Cap? O que achou?
Uso muito, mas é no graffiti, na minha época d charpi não tinha fat cap no brasil, mas me amarro no fat cap, é um dos melhores na minha opinião.
Falando em Fat Cap, a tinta da entrevista está acabando, então vamos a um pá e bola.

24 Qual teu time?
vasco

25 – Ouve que tipo de som?
Gosto d muitos estilos d musica, mas eu escuto mais musicas gospel.

26 - Algum filme? Qual, quias?
Po tem muitos, KIDS, DIARIO D UM ADOLESCENT, HOMEM ARANHA, etc.. tem muitos !!!!!

27 - E livro? Qual, quais?
A Bíblia
A melhor leitura, alimenta a alma com palavras sábias e verdadeiras...

28 – Tem profissão? Qual? (Resposta opcional)
faço faculdad de desenho industrial

29 - Como você viu esse boom da pichação de uns anos pra cá?
Muito louco!

30 – Se seu filho (caso tenha) fosse pichador, o que você faria?
Trocaria uma idéia com ele e deixaria ele decidir o q ele ker, não o apoiaria na pichação, mas tambem não o recriminaria, mostraria a ele q isso traria riscos para a vida dele, q era errado pra Deus, mas q o fato dle charpi naum iria mudar meu relacionamento com ele

31 – O que tá achando da entrevista?
Muito maneira

32 - O que você diria para os que estão começando agora?
Pensem bem antes d começar pois é dificil parar, não faça nada pelos outros, vá pelo q vc achar certo pois a vida tem muito valor, e não vale a pena fazer as coisas pela cabeça dos outros..
ah! E oq eu digo para todos:
lembre-se sempre JESUS T AMA MUITO!!

33 – Você lembra onde ou quando me conheceu? (resposta opcional) pois podemos não nos conhecer.
Infelizment ainda naum t conheço pessoalment, espero podermos nos conhecer pois vc parece ser um kara muito maneiro, mas o pouco q conheço d vc foi pela internet.

33– Deixe um recado pra quem estiver lendo sua entrevista
DEIXE DEUS CUIDAR DA SUA VIDA, NÃO FAÇA O Q T FALAREM PRA FAZER, BUSKE CONHECER A DEUS E FAÇA O Q DEUS T MOSTRAR Q É O MELHOR PARA SUA VIDA, NINGUEM SABE CUIDAR D VC MELHOR DO Q JESUS!!!!
“LIBERDADE NÃO É DOMINAR, LIBERDADE É NÃO SE DEIXAR DOMINAR PELO MAL!”


Valeu SHUN, tenta aprecer no Xarpi rap féstival, que lá a gente trocxa aquela ídéia...

Nenhum comentário: