RAPichaSOM

Digite o quê você procura.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Entrevista com PEP

Adoro quando essas surpresas acontecem abro a caixa de e-mails e tem uma entrevista assim com conteúdo, respostas com fundamento e de um cara que não está colocando nome há um tempão, mas continua acompanhando os muros.
Com vocês:



Qual seu xarpi?
Pep.

Começou a colocar nome em que ano?
1996 (comecei a testar a lata), mas foi em 1997 que comecei a levar mais a sério e parei no final de 1998.

Lembra de algum fato marcante nesse ano? (Política ou esporte por exemplo) alguma coisa que tenha te marcado?
Foi quando comecei a mergulhar de cabeça no Rap, já escutava Rap desde 1993, como Naughty By Nature (Hip Hop Hooray Ho Hooray Ho!), mas não era aficionado. O Long, já era viciado em rap e foi através dos CD’s dele (originais e gringos tudo de 1993 à 1996, nessa época não tinha gravador de CD’s e nem música para baixar) que comecei a me interessar, comecei escutando Outkast, Wu-Tang, Busta Rhymes, The Roots, Nas, Fugees… Nessa época (1996) escutei o CD “All Eyez On Me” do 2Pac, que foi lançado no ano de sua morte (1996), e a partir daí não parei mais de escutar rap, até comprei depois esse CD original e gringo numa loja de Copa na época, não eram todas as lojas que vendiam esses CDs e não era todo mundo que escutava rap, o Rap dificilmente tocava em rádio e pouquíssimas pessoas conheciam. Atualmente não escuto mais Gangsta Rap, que é um rap marginal, sem boas mensagens e superficial, pois o rap nasceu como uma forma de protesto em NY, com letras politizadas e revolucionárias, ou seja, letras com boas mensagens, rimas e com conteúdo. Gosto do rap que não fala em jóias, carros, mansões, consumismo, que sou rico, que sou fodão, que te dou tiro, não mexa comigo, isso para mim é letra lixo que influencia mal a cabeça da molecada!! Hoje para mim é só Underground que presta, pois o que está na mídia é lixo Pop sem originalidade! Gosto de descobrir novos talentos, novas bases, novas rimas.
Nuno tô ligado que vc está começando a fazer Rap, ou seja, está no underground do underground, he he!! Boa sorte nesse novo projeto de vida.

O quê te levou a entrar no xarpi? 
Sempre gostei de desenhar desde moleque e sempre me liguei nas caligrafias que possuem uma estética diferenciada, ou seja, aquele que se preocupa com a arte e não em só em ser famoso. Não adianta ter nome, tem que ter arte no dedo! O cara pode até ter nome, mas se não for maneiro o xarpi nem olho! Quem me deixava maluco e me influenciou bastante para entrar nessa vida de rato de marquise, quando tinha uns 13-14 anos (1993 – 1994), foi o Seif, o cara só pegava sequência monstro. Suas sequências eram friamente calculadas tanto na escolha do espaço quanto na estética das sequências, seguia o estilo de cabeça para baixo e praticamente nessa época poucos faziam isso. Alguém me falou que ele ficava colocando os nomes de cabeça para baixo nas paredes de seu quarto e assinava folha tb de cabeça p/baixo! Não sei se é verdade isso. Louco né! O kra era “A Todo Vapor!”.

O que a pichação representa pra você?
Representa uma forma de expressão (arte) através da caligrafia, é dizer: Eu existo, estou aqui, passei por aqui, estou na pista, a rua é o meu lugar, a minha área. É como fosse uma marcação de território. Além de expressar alguma forma de revolta, inconformismo com o mundo, com a sociedade e até com a própria vida que vive.

Por que você resolveu colocar esse nome? Algum motivo?
Na verdade eu pensei: vou criar um nome de poucas letras 3 ou 4, para ser rápido de colocar e de ser fácil de ser guardado nas cabeças das pessoas, fui testando todas as combinações com 3 letras até sair Pep.

Por coincidência existia um desenho animado da Warner Bros de um gambá chamado Pepe Le Pew e ele tem os cabelos grisalhos que nem o meu e também por coincidência o meu nome tem duas pernas, uma calda e um topete em cima da letra “E” que nem o gambá. Alguns achavam que meu apelido era “Pep” por causa desse gambá.

Tem algum parceiro? Alguém com quem você gosta de pichar junto?
A FR do final dos anos 90: Long, Seck, Weda, Drean, Sel, Tek, Zuk, Buk... Mas já xarpi com outros dorxapis como Mine, Lobão, Sibe etc. Saia mais com a minha galera.
 
Qual tua sigla? (se tiver) O que significa?
FR - Filhos da Rebeldia.

Quem mais representa tua sigla? (outros integrantes)
Seif, Seck, Weda, Drean, Sel, Tek, Zuk, Buk, Loty, Kadu, Camus, e acho que Rip & Cado da GT, Slick & Cola já botaram FR. Atualmente tem outros integrantes fortalecendo a sigla (Abra, Banjo, etc).

Um vídeo com a rapaziada da FR.




Já colocou outras siglas? Quais?
Não, só FR.

Gostaria de ter posto alguma outra? Do passado por exemplo?
Não, talvez se eu não colocasse FR, gostaria de ter colocado Legalize, pois conheci o Loty, que já foi da FR, maluco responsa do Roots Reggae! Eu gosto da mensagem que a Legalize quer passar, que é de legalizar a VAER e essa bandeira eu ajudo a levantar!

O quê você mais gosta de pegar?
Gostava de pegar marquises, pastilhas, vidrinhos, pedras, xapiscados... Uma coisa que sempre quis pegar e nunca peguei foi um beiral de pedra.

Quem você admira no xarpi? Quais os nomes.?
Eu admiro aqueles que se preocupam com a estética do nome, porra xarpi é arte! Como: Seif, Pezão, Pão, Zoy, Zeros, Plank, Fão, Zag, Funy, Long, Rival, ACK, Grilo, Kel, Lego, Poly, Lek, Pag, Zig, Saf, Sagão, Fos, Elfs etc.

Fora esses, quem na atualidade tá Se destacando na tua visão?
Vc (Nuno) apesar de ser mais véio que os moleques da atualidade, he he!! Gosto dos nomes do Alka, Fyt, Abra, Isak etc.

Qual a caligrafia mais criativa na tua opnião?
Seif, Long, Zag, Pão, Zeros e tb a minha né, he he!!



Frequenta ou frequentou reuniões? Qual ou quais? Alguma preferida, por algum motivo?
Frequentei algumas entre 97 e 98, do catumbi, de Botafogo, do Leblon etc.

Qual a importância das reuniões pro xarpi?
Tem o objetivo de socializar a galera, do pessoal se conhecer, trocar idéia.

Faz ou já fez pasta? (Caderno, agenda, fichário, folhas) enfim coleciona nomes?
Não.

O quê você acha dessa era xarpi digital?
É uma época em que a comunicação ficou mais fácil, sendo mais rápido de divulgar e registrar o xarpi.

Qual época era mais fácil pra xarpi? 80-90 ou 2000 (Resposta opcional)
Acho que era os anos 80 e o começo dos anos 90, pois nessa época a iluminação da cidade era precária, me lembro que a voluntários (Botafogo) quando dava meia noite, não tinha uma alma viva e ficava toda na escuridão, devia ser mais difícil de ver alguém na marquise. Não existiam os municipelas, tinha menos policia e ela era péssimamente aparelhada, com seus 38 capengas, seus fuscas velhos, só os camburões (Chevrolet Veraneio) que eram mais sinistrinhos.

Qual a melhor parada que tu ja pegou?
Acho que foi o Rio Sul com Long em 1997, mas durou uma semana, porque depois veio uma equipe de limpeza e acabou com a festa. Antigamente tinha um letreiro eletrônico na parede lateral, cinza escuro, do Rio Sul, em cima do posto de gasolina (acho que nem existe mais ele), na saída da passagem subterrânea e lá largamos 16 nomes e colocamos 1997, FR, p/ Seck, porque ele ficou lá do ponto de ônibus vendo tudo. Damos até tchauzinho lá de cima p/ele, he! He! Depois de colocar os nomes, largamos a tala lá empezinha no final da sequência. Nessa época não tinha máquina fotográfica digital e a minha era uma bosta e nem registramos o feito, que pena, se fosse hoje em dia, na “era digital”, com certeza já estaria registrado num blog desses da vida.

Não foi a melhor parada, mas gostei tb de pegar em 1997 com o Seck o beiral do colégio que fica do lado do Rio Plaza Shopping, antes do Rio Sul, na Avenida Lauro Sodré. Me lembro da gente subindo nos andaimes e o pessoal tendo aula na sala, sorte que não viram a gente, se vcs forem no Google Earth vcs vão ver o tamanho do telhadinho que tivemos que andar até chegar na frente do bagulho. Hoje em dia acho que nem é mais colégio aquilo.

Qual foi a parada mais cara de pau que vc já pegou?
Teve uma vez que me esbarrei com o Zuk no TTK, não saia muito c/ele porque ele era menorzão devia ter uns 13 anos, desconfiava que por ser menor era cara de pau, pra quê! Ele falou colé Pep tá com lata aí? Tô! Finalzinho dela! Ele falou: Então chega aí! Vamos colocar uns nomes! Fomos para a Rua do Catete c/esquina com a Correia Dutra e ele começou a tacar um nome num monumentozinho que fica logo na esquina, detalhe eram umas 8 hrs da noite, movimento intenso de carro, de pessoas,  policia, geral olhando e entendendo nada, aí pensei esse moleque é louco, ele já devia ter rodado milhares de vezes, tava pouco se fudend... Ai me deu a lata ai comecei a colocar num prédio que fica nessa esquina, que hoje é uma Leader, e ele colocou na outra pilastra, depois seguimos para a Rua do Catete e ele começou a largar um nome numa pilastra de pedra na entrada de um estacionamento 24h que fica entre uma lanchonete chamada hoje de “Tem Tudo” e uma loja de roupas e tecidos, a parada estava aberta, ele nem aí, depois fomos para a Rua Bento Lisboa e pegamos cada um uma pilastra de pedra, que ficaram lindas, nomes grandes e no alto da pilastra e depois acabou a tinta e jogamos a lata fora. Acho que só tem ainda os nomes, meios apagados, na entrada do estacionamento, isso foi em 1998. O moleque era totalmente endiabrado e inconsequente, he he! Teve uma vez tb que peguei um beiral com ele em Realengo em cima de uma casa e tb tacamos nome na pista c/Tek e depois em Padre Miguel no baixo. Já botei outros nomes c/ele na pista, mas eu saia mais com Tek, Seck, Long, Weda e Drean que eram mais ou menos da minha idade.

Na sua opinião, qual é o maior castigo pra um pichador?
Morrer, ser privado da vida por causa do xarpi. É triste, ninguém merece morrer por isso, tem tanta gente fazendo merda aí mil vezes pior e nem preso é! Acredito que todos na Terra tem uma missão, aqui vc ensina e aprende com os outros, de repente a missão do Seif, Caixa e de outros dorxapis que se foram foi mostrar para geral que essa merda não presta. O dorxapi é na verdade, inimigo de todos, ninguém gosta de dorxapi, nem dodiban, nem cialipo, nem qualquer pessoa da sociedade.

Já passou muito perrengue? (não chegar a rodar só passou perrengue) Cite um.
Quando fui pegar uma janela na Nossa Senhora de Copacabana, fiquei mais ou menos uma hora e meia agachado com as pernas totalmente dormentes num beiralzinho micro. Como era Copa, o movimento era intenso, esse bairro não dorme, e como era do lado da delegacia, e em frente a um ponto de ônibus e de um sinal, não parava de parar no sinal vários carros de policia (D-20’s e Gols), pessoas andando na rua, sinistro, chegou uma hora que o meu camarada que estava escoltando fez o gesto vai, vai aí fui para o abraço e mesmo assim, na careta com gente vendo e passando na rua.

Já corri de segurança, já teve segurança atrás de mim, porque peguei uma sequência numa marquise quando ele estava dormindo, sinistro, depois de colocar o último nome eu vi o segurança na ruazinha dormindo, nem tinha visto ele.

Já acordei um casal dormindo no quarto subindo na janela... Ouvi: Amor acho que tem alguém na janela?! Pulei rápido para a marquise do lado, fiquei agachado, a mulher botou a cara para fora da janela, olhou pro lado, olhou pro outro e não me viu, aí peguei o meu primeiro beiral sozinho no final da Voluntários no começo de 1997. Quando estava descendo o maluco que estava escoltando tossiu (o sinal de que babou!), me deitei na hora na marquise, fiquei uns 30 min deitado, porque tinha gente passando e depois ficou uma mulher no ponto de ônibus, ele começou a conversar com a mulher e viu que ela era tranquila e falou: Sabe tem um amigo meu deitado ali na marquise, foi ele pegou aquele beiral alí! A mulher não acreditou! Aí meu camarada assobiou e falou pode vir! Eu levantei a cabeça, dei uma espiada e levantei e vi que para descer eu tinha que passar de novo na janela que a mulher tinha colocado a cabeça para fora aí eu me pendurei no letreiro da loja e caí com letreiro e tudo no chão a mulher do ponto ficou chocada, sai rapidinho de lá, sumi!

Já pulei de uma marquise em Copa, porque o morador do primeiro andar do prédio saiu e começou a gritar na hora em que o Seck ia colocar o nome, aí ele se assustou e nem pensou duas vezes, pulou da marquise que era bem alta e quebrou o pé, e eu e Tek estávamos na marquise do lado que era um pouco (pouco mesmo) mais baixo e fizemos a barra e pulamos com mais tranquilidade. Pelo menos pegamos o beiral do lado cada um colocou 2 nomes. Nesse beiral nós subimos pelo coqueiro. Tivemos que levar o Seck no hospital público que não tinha médico. Me lembro dele correndo gritando, ainda com o sangue quente na veia, no túnel do Rio Sul.

Qual foi a pior rodada?
Já rodei na Baixada (São João de Meriti – Pavuna), com Long, Seck, Weda e Drean para um grupo de policial, me lembro do policial batendo no Drean,e em mim o cana deu uns socos na barriga e falou com um gorro na cabeça, de casacão, fuzil na mão e com kra de boladão vcs são da onde? De Botafogo! Botafogo?! Rapá aqui é Baixada, Baixada é vala!! Vou ascender esse isqueiro quando ele apagar se vcs estiverem ainda aqui tão fudid... Saímos que nem o Speed Gonzales (Ligeirinho) de lá! Eles liberaram porque não pegaram no flagra, só acharam a lata, mas colocaram o terror, até porque eles tinham uma cara de quebradores ao máximo!

Já rodei com o Long na Presidente Vargas para um civil (segurança) e 4 pms, foi uma merda! Quem já rodou para um “grupo” de policiais sabe que estou falando! Eles ficam querendo mostrar um para o outro quem é o mais sinistro que o outro, é uma competição de quem esculacha mais! Eles pintaram agente todo, na cabeça, nas mãos, roupas, tênis. Eu não tive muito prejuízo porque o pm que me pegou ficou com a lata de longe da minha camisa me pintando, ou seja, a tinta fica dispersa, não concentra num ponto, voou mais tinta no ar do que em mim, além da minha camisa ser preta e a tinta ser preto fosco. O Long que perdeu a camisa e a calça. O pior que agente tinha isolado o birro, mas o desgraçado de um PM coroa, devia ser o superior deles, achou rindo!

Também já rodei para um grupo de municipais lá em laranjeiras com Drean, Seck e Weda, primeiro demos uma voltinha de camburão e depois nos deixaram na Delega da Civil do TTK. O escroto que antes de deixar a gente um dos municipelas perguntou: Tem o que p/perder? Eu só tinha R$ 2,00 e o muquirana pegou meus míseros R$ 2,00, que filho da putinha! Chegando na delega o escrivão ficou falando: Fala logo que vai ser melhor p/vcs! O Weda, suando frio, falou: Nós vamos passar à noite aqui? Agente nunca pichou (sínico ele, rss!), essa lata é para pintar um painel de equipe de som! Como não tinha pegado ninguém no flagra, apesar de ter sido denúncia, ninguém foi lá testemunhar e a gente não confessou (confissão é meio de prova) e acabou liberando agente.


Depois dessa história triste, conte qual foi a melhor saída?
Fumar um baseadão, relaxar e escutar um rap!!! He he!!

Se arrepende de ser ou ter sido pichador? Por que?
Acho que na vida passamos por várias fases e provas de fogo, a pichação foi uma delas, principalmente as rodadas. Me arrependo um pouco sim e um pouco não, rsss.

O quê a pichação te deu?
Muita adrenalina na veia! Eu sempre fui meio tímido e a pichação me libertava através da adrenalina! Quando eu pichava, eu me transformava, é como se o “Pep” só existisse naquele momento em que estava na ação, é como se fosse um alterego, um outro eu.

O que a pichação te tirou?
Algumas noites, pois chegava já de dia em casa e algumas praias tb, pois já torci duas vezes o tornozelo pichando, uma pulando de uma banca de jornal e outra pulando das costas do Seck e caindo em cima de um buraco, numa rua mal iluminada perto no Shopping Nova América em Del Castilho.

Quase esqueci de perguntar, você é de que área? 
Hoje moro em Alcântara.

Já morou em outras? Quais?
Fui de Botafogo quando pichava. Já morei tb em Niterói.

Como você viu esse boom da pichação de uns anos pra cá?
Hoje os moleques estão mais suicidas. Antigamente neguinho pegava janelas sem grades no primeiro andar, hoje neguinho quer dá uma de homem aranha, ir até o 5º, 6º andar. Cuidado que o peito é de osso e carne e não de ferro!! Morrer pichando é uma morte sem fundamento. 

Na sua opinião, qual ou quais os bairros mais pichados da cidade?
Zona Norte e Baixada.

Se arrepende de ter posto nome em algum lugar?
Me arrependo de ter pichado com Sel e o Long um túmulo. Kra andar no cemitério de beira de estrada de madrugada é bizarro! Era um cemitério na manilha antes de chegar em SG.

Qual tua idade
3.0.

Tem profissão? Qual?
Sou formado em Desenho Industrial (Designer Gráfico), mas não exerço, ainda estou estudando, estou estagiando, sou escraviário (estagiário).

Se a resposta de cima for SIM, as pessoas do seu trabalho sabem que você picha ou pichava?
Nem imaginam.

Qual teu time?
Fla.

Ouve que tipo de som?
Rap, Ragga, Reggae Roots e Rock.

Algum filme? Qual, quais?
Clube da Luta, Bastardos Inglórios, O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, A Órfã, Avatar, Rec 1 e 2, Sonhos Roubados etc.

Se pichassem o seu muro, casa etc. O que você faria?
Pintaria, se tiver dinheiro e se não tiver, eu falaria isso só pode ser karma!

Se seu filho (caso tenha) fosse pichador, o que você faria?
Falaria: Sabe conheci vários que morreram fazendo essa merda! Sai fora!

Sua família sabe que você picha ou pichava!
Sabe por que eu contei, foi um desabafo das merdas que já fiz! Um tipo de exorcismo do passado digamos assim!

Tem namorada, esposa, ficaste, caso, cacho, enfim , se a resposta for SIM, o que ela pensa de você pichando, ou ter sido pichador?
Não, tô na pista que nem vira-lata, sem coleira, livre e solto, mas se estivesse com alguma garota nem contaria.

O que tá achando da entrevista?
Interessante. Boas perguntas.

O que você diria para os que estão começando agora
Tome cuidado para não cair! Não levar uma bala! Sai fora! Isso é ilusão! Viagem errada!

Deixe um recado pra quem estiver lendo sua entrevista
A vida é curta! Aproveite ela fazendo as coisas certas sem prejudicar o próximo!



6 comentários:

Unknown disse...

Foda cresci, vendo o nome dessa galera da FR aqui em botafogo.

Parabéns pela entrevista PEP e NUNO.

Tem um monte de nomes do PEP no PASSEIEVI.

Nuno DV disse...

Vou falar pra ele entrar no PEV, mas ele deve tá ciente já!

BANJO disse...

PEP FR... UM DOS NOMES MAIS BONITOS DA FR... EU O VI UMA VEZ C SECK... ESSA GALERA D BOTAFOGO Q DEU UM GAS NA SIGLA E NÃO DEIXOU MORRER... GOSTEI MUITO DA ENTREVISTA

Anônimo disse...

FR - Filhos da Rebeldia (Desde 1993) - 18 Anos de Xarpi!!! - http://www.youtube.com/watch?v=pN7rq9GygHE


- Pep Fr -

Unknown disse...

Vlw mano PEP pela moral na minha entrevista !

To meio parado por causa do filho, porem marca um role junto pegar umas paradinhas aqui na Penha de Lançe !

Abraços


Saira - TN

fael od2 disse...

tem muito nome com long ,caligrafia neurotica a do pep