RAPichaSOM

Digite o quê você procura.

sábado, 17 de julho de 2010

Entrevista com Djan - CRIPTA

Para quem não estiver ligado, Djan - CRIPTA é um representante da pichação de São Paulo, em minha opinião, o pichador mais mídia de lá, não só pelo que faz nas ruas, mas também pelo que faz pela pichação fora dela. (Fotolog, Vídeos, Exposições etc..)
Blog hoje trás com muita satisfação essa entrevista que além de mostrar pra gente aqui do Rio de Janeiro, o ritmo de São Paulo, serve pra unir e aproximar os laços ente os pichadores do eixo RJ x SP, deixando pra lá, essa coisa de rincha entre carioca e paulista. Deixa a rincha lá pros caras do futebol, pois lá eles ganham dinheiro, e muito!

Com vocês: Djan - CRIPTA





Vamos começar pelo básico:
1 - Começou a por nome em que ano? (com que idade, como iniciou, quem ou o que te incentivou, primeiros rolés, etc, relate como foi o inicio da “carreira”)
Comecei em 1996 com 12 anos ainda moleque, eu andava com um mano chamado RICA dez de 1994, nos sempre aprontávamos varias coisas juntos, um dia ele me chamou para pixar, ele pixava OS ASSASSINOS, o nome era tão grande que muitas vezes nem cabia nos muros, nesse primeiro role que fiz com ele nos fomos pegos por um morador, já quase no fim do role, tomamos um banho tinta e já no primeiro role cheguei a minha casa toda pintado, daí fiquei revoltado e não parei mais de pixar.

2 - O que a pichação representa pra você?
A pixação representa pra min um estilo de vida, a galera do Pixo é como se fosse minha segunda família, se eu não fosse pixador provavelmente não conheceria tantas pessoas legais, não teria vivido tantas aventuras, eu amo a pixação, e me orgulho muito de ser um pixador, e mesmo que sem pixar não pretendo perder o vinculo com o movimento.

3 -Tem algum parceiro, alguém com quem você gosta de pichar junto? (Quem, por que?)
Pra min é difícil falar só de um, por que no decorrer desses 14 anos de role tive vários parceiros bons, mas sempre tem um que marca mais, acho que o mano ROMERO é um deles, fizemos muitos roles juntos, ele até salvou minha vida em uma janela que quase cai em 2000, nos fizemos muitos roles bons, e rodamos pouco, sem contar que somos grandes amigos, e mesmo estando praticamente parados mantemos nossa amizade até hoje.



4 -O quê você mais gosta de pegar? (Onde você acha melhor por o nome)
Eu me destaquei na pixação subindo em Janelas, picos e escaladas, sempre gostei de pixar nas alturas, por que de cima você sempre ganha tudo que esta em baixo, e se aparece policia é mais fácil fugir, mas escalar prédios inteiros por fora não tem nada igual, superar os próprios limites sempre foi meu objetivo, e sempre que escalo um prédio me sinto um pouco como um super herói, tipo o homen aranha, essa experiência só quem ta no role pode descrever, em palavras é até difícil explicar.

Aqui no Rj, a gente conhece muito pouco a cena de São Paulo, conhecemos os caras que já vinheram aqui, ou os que tem material na internet.
Mas nem sempre os que vem pra cá, ou os que estão na internet, refletem a realidade da rua, às vezes tem gente espacando a cidade toda, mas não se ligam em internet e não colocam nada na rede.
Um exemplo disso aqui do Rj é o BOBE da AR (Amantes do rabisco) e o PIU da FL (Foras da Lei) eles não tem orkut fotolog etc, não aparece quase nada deles na internet, mas nas ruas do Rj onde você for tem nome deles.
Seguindo esse raciocínio, fale um pouco da cena aí de Sampa na atualidade.


5 -Quem são os caras que estão no auge, se destacando na pichação na atualidede. Aqui em Sampa existem varias categorias de pixadores, então eu vou citar os pixos que mais se destacam em suas categorias.

Na categoria muros portas e fachadas pelas quebradas - LIXOMANIA Zé – FILHO – KOP – GRIFON – DINK – RP – NEWBOYS HD – ZARDO – LOCALS Edu – LARAPIOS Alm – HOT CITY Skid – PLAYBAS Nitro & Boto.

Na categoria Picos que são topos mais baixo que prédios - ROOTS Ago – PROFECIA Guto – AÇÃO Du – H2O Brasa – CEGOS Malaca.

Na categoria Janelas – CDV Diego – OS CURURU Guedes – NÉTICOS Guigo (finado) – OS+QDOIS Jr – RADAR Raiz – PAVILHÃO Tiko – PORÕES Adr – MUCAMOS Caio – RDU Boca – UNIÃO 12 Bst – OPERAÇÃO Wlr – RT – VERSOSO Pil – SUJOS Niva.

Na categoria invasão de prédios - JETS Ald – OS GS Rcd – CANIBOYS Raf - SUSTOS Carol – PREZEPADA Pera – CRIPTA RC – OPERAÇÃO Wlr – SINAIS Elvis - ROOTS Ago - BEBADOS Jão – DOMINIOS Ma – OS+QDOIS JR - UNIÃO 12 Bst.

Na categoria escalada - CDV Diego – NÉTICOS Guigo (finado) – TUMULOS Doido – CRIPTA RC – UNIÃO 12 Bst.

Mas de todos esses que citei quem mais esta em destaque no momento é o Bst UNIÃO 12, esse mano da Zona Oeste alem estar dominando os todos dos prédios da cidade também é forte em Janelas escaladas e picos.

6 -E da escola antiga quem são os caras que mercem respeito na sua opinião?
Da velha escola vários pixadores merecem respeito, mas os que mais se destacaram na historia do movimento são, #DI# - THENTHO - XUIM que revolucionaram a pixação nos topos de prédios, e dos pixadores que pixam mais no baixo LIXOMANIA Zé e KOP foram os caras mais espalharam pela cidade e ainda estão no role até hoje.

7- Qual a melhor parada que você ja pegou? (mais dificil, mais alta, que deu mais ibope etc)
O forte do meu role sempre foi Janelas e Escaladas, e uma escalada que fiz na av 23 de maio (Centro de SP) foi a mais foda delas, foram 30 andares de escalada por fora, incontestavelmente essa foi à maior escalada que um pixador já fez na historia de SP, prédios mais altos já foram pixados com certeza, mais sempre na invasão, por fora esse foi o mais alto, sem contar que desci fazendo BOMB nessa escalada, de tinta e rolo.



8 - Qual foi sua pior rodada? (Onde, que ano, com quem, como foi à rodada)
Com certeza foi a primeira que citei acima, eu só tinha doze anos e era praticamente uma criança, e mesmo assim o morador não teve dó, fez eu e meu parceiro lamber o rolinho, esfregar a parede com as camisas, e ainda nos agrediu por que meu mano tava com camisa dos gaviões da fiel e o morador era palmeirense, agora que sou pai de dois meninos que tenho noção de quanto aquele verme foi covarde, queria ver se hoje ele faria o mesmo.

9 -Na sua opinião, qual é o maior castigo pra um pichador?
Acho que o pior castigo para um pixador é quando ele não pode mais pixar por causa de problemas com a justiça, tenho muitos amigos que não podem pixar por causa disso, mesmo respondendo seus processos em liberdade eles se sentem presos, por que se quebrarem suas liberdades condicional facilmente voltam pra cadeia.


10- O quê a pichação te deu?
Alem das amizades e conhecimento das ruas a pixação me ensinou a ser livre, sem medo de questionar o sistema capitalista e desigual que vivemos.


11 - O que a pichação te tirou?
A pixação me tirou da escola e dos esportes, mas ganhei em dobro em vivencia das ruas.


Agora aquelas perguntinhas simpleszinhas, mas que não podem faltar. E se eu não perguntas apanho na rua.


12- Qual tua idade
26


13- Tem profissão? Qual?
Pintor e cinegrafista.


14- Qual teu time?
Como a maioria dos maloqueiros paulistanos sou Corinthians.


15- Ouve que tipo de som?
Rap, rock , reguei, eletrônico, e tudo que for musica boa.


16- Algum filme? Qual, quais?
Gosto de muitos filmes, mas recomendo pra quem vive nas ruas assistir um filme chamado “A outra historia americana”.


17- Algum livro, qual ou quais
Pra quem tem o espírito questionador recomendo começar por “Sócrates”, o pai da filosofia.


18- Se pichassem o seu muro, casa etc. O que você faria?
Eu puxaria a seta e faria o meu em seguida.


19- Se seu filho (caso tenha) fosse pichador, o que você faria?
Proibir jamais, mas com certeza o alertaria dos perigos, principalmente sobre o risco de vida.


20- Sua famíla sabe que você picha ou pichava!
Dez do primeiro role que cheguei em casa todo pintado , e depois da entrevista no “Altas Horas” os que não sabiam ficaram sabendo, até minha avó no Paraná descolo.


Um belo dia eu abro o jornal o Globo, e tem a seguinte matéria, A ARTE DA PICHAÇÃO, pensei que fosse algo de graffiti, pois sempre confundem graffiti com pichação. Quando abro o jornal e leio a matéria tem você lá na França colocando o PIXO pra pegar.

21- Fala aí agora um pouco da sua experiência internacional (como foi ir lá à França mostrar a pichação como realmente ela é. Como foi o convite, como foi lá, quanto tempo ficou lá, a repercussão disso na tua vida, relata aí pra gente)



Vou começar explicando sobre a exposição e qual o sentido da pixação estar lá, a fundação Cartier que fica ao sul de Paris é uma das instituições de artes mais renomeadas da Europa, em junho do ano passado eles resolveram a fazer a maior retrospectiva mundial sobre toda a historia da arte de rua, lá estavam representantes da arte de rua de varias partes do mundo, principalmente alguns graffiterios americanos pioneiros como SEEM, PART 1e AMAZE, os curados da exposição que foi batizada de Né das la rue ( Nascido na rua ) acharam que a pixação Brasileira não podia ficar de fora dessa retrospectiva e foi assim que eles chegaram até eu.
Isso foi muito importante não só pra eu como para a pixação que até então aqui no Brasil não passava de sujeira e vandalismo, lógico que muita coisa não mudou por aqui, mas pelo ao menos o circuito das artes Brasileiro não tem mais como nos ignorar.

Esses dias eu estava no msn , uma amiga minha KEL VR (Vício Rebelde) ela mandou o link do teu fotolog, e falou olha isso!
Entrei lá, e tinha um painel dos gêmeos com teu nome por cima com um texto. Li o texto e pensei, ele está certo.
Eu mesmo já dei uma entrevista dizendo que não suporto grafiteiro de escolinha, que não tem vivencia de rua e chegam colocando o graffiti por cima das pichações, sem saber quem é quem. Respeito os grafiteiros que são da rua, mas os que vêm de escolinhas e que só fazem grafite autorizado, não consideram grafiteiro não. Grafite autorizado não é grafite, é pintura.
22- Sendo assim, fala um pouco dessa relação O PIXO VAI PEGAR (foi assim que você terminou aquele texto lembra?)




http://www.fotolog.com.br/cripta_1996/72570230

(link para foto e texto do atropelo do painel citado)


Vila Madalena
Tunel Av: Paulista
Quando digo que “O PIXO VAI PEGAR” me refiro ao uso do pixo como instrumento de questionamento, hoje em dia os pixadores usam o pixo mais como uma opção de lazer e disputa de ego, e muitos esquecem que a pixação nasceu da contestação, principalmente contra todos os tipos de regras impostas pelo governo e burguesia, e por essas e outras que atropelamos alguns painéis de Graffitis autorizados e financiados aqui de São Paulo, a Pixação não tem obrigação de respeitar nada na rua que não foi feito de forma ilegal, eu particularmente não tenho nada contra o Graffiti nem contra aos Graffiteiros, mas infelizmente o Graffiti no Brasil vem sendo usado e manipulado pelo governo e burguesia como forma de adorno e antídoto contra a Pixação, e a maioria dos Graffiteiros se renderam com a desculpa que precisam pagar as contas, sendo que a verdadeira essência do Graffiti também é a transgressão, uma coisa é o Graffiterio vender uma tela, expor em galeria, outra coisa é interferir no espaço urbano apagando trabalhos de outros artistas de rua, que muitas vezes arriscaram suas vidas em uma simples assinatura.

Falar agora do eixo RJ x SP

23- Quais as principais diferenças entre os estilos do Rio e de Sampa em sua opinião?
As principais diferenças que acho estão na estética e na forma apropriação de espaços na paisagem urbana da cidade, ai no Rio vocês fazem varias agendas com vários pixos pequenos, sempre tendo espaço para o próximo, aqui em Sampa se um pixador pegar um muro ou um pico limpo dificilmente ele vai deixar espaço, aqui nos chegamos com um rolo de pintar casa e já era, acabou o espaço, ai também não tinha pixo de rolinho, mas vi em uma matéria que a ANARKIA fez com a revista graffiti que já tem uns manos começando a fazer de rolinho ai também, achei legal isso.
Outra questão que vejo diferença entre a pixação do Rio e SP é a da integração e respeito, acho que vocês ai do Xarpi estão de parabéns nesse aspecto, não que não haja respeito aqui entre nos aqui de Sampa, mas essa iniciativa de vocês promoverem o “Xarpi Rap Festival” mostra que os pixadores do Rio estão muito mais integrados do que nos aqui de Sampa, um bom exemplo a ser seguido.

24 - O que você acha da caligrafia da rapaziada aqui do RJ (Se não gostar pode falar, não esquenta não)
Acho que a caligrafia do Xarpi tem tudo haver com a estética da cidade do Rio, é redonda e cheia de curvas, como corcovado, pão de açúcar, já a nossa aqui de São Paulo tem haver com as linhas retas da cidade.

25- E essa rincha que existe entre Carioca e Paulista que é quase uma herança cultural, você acha isso válido pra nós pichadores? (por quê?)
Pra nos pixadores, seja de onde for acho que nenhuma rincha é valida, isso só atrapalha e ofusca o verdadeiro sentido da pixação, e fortalece os verdadeiros inimigos que querem mais é que nos destruímos em quanto eles assiste tudo em suas mansões e condôminos fechados, protegidos por seus cães de guarda (PM).

26- Tem nome aqui no RJ? (Se a resposta for sim, diz onde)
Até tem uns Cripta do mano SR perdidos ai no Rio, só não sei onde.

27- O quê você acha dessa era xarpi digital?
Eu acho importante essa era digital, principalmente para nos pixadores trocarmos informações entre nos e possivelmente aumentar a integração da Pixação no Brasil inteiro.

Família Cripta

28- Quantos e quem são os integrantes da família?
A Família CRIPTA foi fundada em 1996 PELO "CBR", ele se inspirou em um seriado de TV que se chamava "CONTOS DA CRIPTA", hoje em dia a família tem 12 integrantes – TECA (1996) – DJAN (1997) – FETO (1999) - KLE – JR (2001) – SR (2003) – HR (2004) - RC (2005) - LCT (2006) – “FLIP” (finado) – PQNA (2007).



29- Pra quem quiser conhecer mais da sua obra, onde podemos achar?
(Deixe os links, Flickr, Fotolog. Vídeos, e o que mais você quiser deixar de link)

CRIPTA Djan.
http://www.fotolog.com/cripta_1996
http://www.youtube.com/user/CriptaDjan
http://www.flickr.com/photos/criptadjan/

DVDs 100Comédia & Escrita Urbana.
http://www.flickr.com/photos/escritaurbana/
http://www.fotolog.com/escritaurbana
http://www.youtube.com/user/escritaurbana

Pixação Art Atack.
http://www.flickr.com/photos/pixoartatack/

30- O que você diria para os que estão começando agora
Para os que estão começando é preciso respeito humildade e principalmente coragem.


31- Deixe um recado pra quem estiver lendo sua entrevista
O recado que vou deixar é pra que todos pixadores deixem o ego e as intrigas de lado, vamos nos unir mais em prol do movimento, imagine se começarmos a nos juntar para realizar alguns levantes contra o sistema no Brasil todo, vamos ficar bem mais fortes, sem união não haverá evolução.
Forte abraço a todos.



VIVA a PIXAÇÃO BRASILEIRA.

11 comentários:

SubsoloArt disse...

REALMENTE MUITO BOM, COMO SEMPRE

PARABENS NUNO E DJAN, UNS DOS NOMES MAIS FORTES DA PIXACAO BRASILEIRA!!!!


SALVE



http://SubsoloArt.com

Smoke !!! disse...

Pow eu dando uns role em sp vi esse nome la .
Pow os nomes la em sp a maioria er tudo assim gigante eu ate vi uns pekenos igual akee no rj mais foram muito pokos ...
mais os deles sao massa
vo bastante scrito os malditos la ...

Tsuu disse...

que looooco mano, sou muito fã desse cara! ja vi videos dele no youtube e coisas do tipo.
otima entrevista!

Niit disse...

PICHAÇAO DE SP... R I D I C U L A..NEGO PICHA DE ROLO,NEM FICA DE PONTA CABEÇA N0 TOPO,UMSA O ROLINHO PRESO NUM PAU,RIDUCLO.

Anônimo disse...

O QUE A GENTE USA PRESO NO PAU É XERECA DA SUA IRMÃ KKKKKKK
VGS LE -> NADA.?.SOMOS zn
SALVE A PIXACAO NACIONAL !!!

Anônimo disse...

ai tem q fazer emtrevista com os cara d belém do pará aqui a pixação é foda também falou!

ejspinturascia.blogspot.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

mt bom mesmo!
salve a rapaziada do pixo
CHAVES-s
PARQUE SANTA TEREZA-CARAPICUIBA SP

subalterno disse...

Massa demais Brow, a não ser pelo fato dos atropelamentos.Na Rua o respeito é primordial, fora isso ta fina a parada.

a disse...

Ótima entrevista djan o da 23 de maio foi foda aqui rgk z.o vidas rgs....

Anônimo disse...

Djan representou muito a cena, um dos mais importantes e fodas do movimento