RAPichaSOM

Digite o quê você procura.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Entrevista com SEA

BLOG trás hoje, uma lenda insulana, dos anos 80 que está de volta relembrando os velhos e bons tempos.
Com vocês:




0 - Qual seu xarpi?
“SEA”

1 – Começou a colocar nome em que ano?
1986.

2 - Lembra de algum fato marcante nesse ano? (Política ou esporte por exemplo) alguma coisa que tenha te marcado?
Copa do mundo do México (infelizmente o Brasil foi eliminado pela França e o Zico – meu maior ídolo no futebol, perdeu um pênalti).

Em abril deste ano, ocorreu o acidente nuclear de Chernobil.

3 - O quê te levou a entrar no xarpi?
Influência de amigos. Tinha um, que nem continuou muito no xarpi, que colocava o nome “Dakon” (ele estudava na minha sala), e como eu o considerava muito, acabei entrando também.

4- O que a pichação representa pra você?
Adrenalina.


5 – Por que você resolveu colocar esse nome? Algum motivo?
Achei o nome legal. No começo eu ia xarpi “Águia” e até desenhava uma cabeça de águia (mas só cheguei a xarpi esse nome de giz de cera e piloto). Um dia estava com uma camisa da “Open Sea”, que eu me amarrava, cheia de desenhos do fundo do mar, então olhei pro “Sea” e me identifiquei.

6 - Tem algum parceiro? Alguém com quem você gosta de pichar junto?
Hoje não tenho colocado mais nomes, mas quando rabiscava gostava muito de colocar com o “Fino”, “Placa”, “Tor”, “Real”, “Dida”, “Realce”, “Cara”, entre outros, mas “Fino” e “Placa” foram aqueles com quem mais missões em fiz.


7 – Qual tua sigla? (se tiver) O que significa?
CNS - Comando Nervoso do spray

8 – Quem mais representa tua sigla? (outros integrantes)
Placa (o idealizador da sigla), Cara, Polaco.

9 - Já colocou outras siglas? Quais?
Sim. LG – Legião do Grafite (uma ou duas vezes na época que conheci o “Dark”) e GI – Grafiteiros Imortais.


10 – Gostaria de ter posto alguma outra? Do passado por exemplo?
De ter posto não, mas me amarrava muito na GE, LSI, AM, muito mais pelos nomes que as representavam (“Mar”, “Zuca”, “Snoopy”,por exemplo).

12 – O quê você mais gosta de pegar?
Quando eu estava na atividade, até pelos tempos serem outros, gostava muito do que chamamhoje de tintão. Me amarrava em ver meu nome em uma parede zeradinha (e de preferência gigantesco).

13 - Quem você admira no xarpi? Quais os nomes.?

São vários, mas tenho uma adimiração especial pela letra “S” – “Sino”, “Swim”, “Snoow”, “Snoopy”, “Sereia”, “Skate”, “Stack” e também os clássicos: “Mar”, “Mad”, “Neon”, “Porco”, “Cocal”, “Let`s”.

14- Fora esses, quem na atualidade tá de destacando na tua visão?
“Nuno” (sem rasgação de seda ok), “Tico”, “Nado`s”, “Vuto”. Tem também o “Fino”. O maluco fica meio quieto mas de repente vem e larga um monte de nome.


15– Qual a caligrafia mais criativa na tua opnião?
Da Ilha tinha o “Manto” (nem sei como ele conseguia fazer aquele nome), de fora gostava muito de “007”, “ACK”, “Comunista”, “Rival”, “Jones”.

16 - Frequenta ou frequentou reuniões? Qual ou quais? Alguma preferida, por algum motivo?
Não frequento. Quando estava na atividade, as reuniões ainda estavam começando, chequei a ir na reunião do Méier, perto do antigo Imperator..

17 - Qual a importância das reuniões pro xarpi?

Acho que principalmente a integração entre as pessoas. A competição é inerente a realidade do ser humano. É claro que as discussões vão durar eternamente: “quem foi o melhor: ‘Tane’ ou ‘Mad’?”. Então as reuniões devem servir para unir as pessoas independente do seu status e da sua fama no mundo do xarpi.

18 - Faz ou já fez pasta? (Caderno, agenda, fichário, folhas) enfim coleciona nomes?

Nunca fiz pasta. Estou tentando agora colher assinaturas em uma camiseta, só que vou pouco a eventos, mas devagarizinho chego lá.

19 - O quê você acha dessa era xarpi digital?
Maravilhoso. Você coloca um nome agora, tira uma foto e o mundo pode ver. Reportagens em jornais, blogs, etc. A era digital veio para acelerar as informações no mundo e com o xarpi não poderia ser diferente.

20 - Qual época era mais fácil pra xarpi? 80-90 ou 2000 (Resposta opcional)
Eu só coloquei nome de 86 a 88. Em 92 (ou 93) dei umas duas saídas com uns amigos, mas form pontuais. Então não dá pra avaliar precisamente.







21 - Qual a melhor parada que tu ja pegou?
Arcos da Lapa (em baixo mesmo). Dia de semana, umas 15:00 h, cheio de gente passando. Peguei junto com o “Tor”. Era tintão, logo apagaram. Se fosse hoje bombava......

22 – Na sua opinião, qual é o maior castigo pra um pichador?
Levar um tiro. É exagerado para o que nós fazemos (ou fazíamos), perante as atrocidades que ocorrem diariamente.

23 - Já passou muito perrengue? ( não chegar a rodar só passou perrengue)Cite um.
Já levei muita corrida.... mas o maior foi em Ramos. Estávamos eu, “Fino”, “Broder”, “Tora” e um outro colega que agora me esqueci o xarpi. Essa cara e o “Tora” estavam uns cinquenta metros atrás da gente, mandando seus nomes, então parou um chevette, saíram dois caras e deram uns quatro tiros pra cima e voltaram pro carro e saíram batidos. Foi brabo.

24 - Qual foi a pior rodada?
Cais do Porto, pra guarda portuária. Domingo, 13:00 h. Eu, “Doca” e “Coca”. Os caras do porto esculacharam a gente. Botaram pra fazer exercícios, pintaram a gente e ainda faziam terror psicológico. Naquele dia só tranquilizei quando eles nos mandaram embora.
Mesmo sendo essa uma rodada que mais me assustou, depois nós ficamos rindo porque os meus amigos “Doca”e “Coca”eram (ou melhor são) negros, e nós estávamos com uma tinta preta. De repente um cara do porto vira e diz: “- pega aquela tinta azul, porque essa preta não está aparecendo nesses dois aqui”. Me deu uma vontade de rir, só que o cagaço e o cansaço eram maiores, então fiquei quietinho mesmo


25 - Depois dessa história triste, conte qual foi a melhor saída?
Saímos “Dark”, “Fino” e eu. Pegamos Irajá, parte de Madureira, parte da Vila da Penha, depois fomos pro sabão português e São Crsitóvão, tudo isso de ônibus, nos idos de 1988.

26 – Se arrepende de ser ou ter sido pichador? Por que?
Jamais.

27 - O quê a pichação te deu?
Amigos.

28 - O que a pichação te tirou?
Alguns momentos com minha namorada – hoje minha esposa (ela sempre foi contra eu xarpi), e algumas camisas..kkkkkkk

29 – Você é de que área?
Ilha do Governador.

30 – Já morou em outras? Quais?
Não.

32 - Como você viu esse boom da pichação de uns anos pra cá?
Acho que foi um crescimento natural do movimento da pichação. Os mais novos em plena atividade e os antigos dando as caras novamente.

33 - Na sua opnião, qual ou quais os bairros mais pichados da cidade?
Tijuca, Bonsucesso, Penha.

34 - Se arrepende de ter posto nome em algum lugar?
No túmulo do meu amigo “Sonar’. A idéia foi do “Dark”, mas eu acabei rabiscando lá também. Quando saí do cemitério estava muito mal.

As pessoas acham que pichador, acorda, come, bebe, respira, vive de tinta, então vamos mostrar um outro lado agora, lado da pessoa por tras da tinta.

01 – Qual tua idade
38 anos.

02 – Tem profissão? Qual?
Técnico de Segurança do Trabalho.

03 - Qual teu time?
Flamengo.

04 – Ouve que tipo de som?
De tudo um pouco. Mpb, Rock nacional e internacional, samba, etc....

05 - Algum filme? Qual, quais?
Policiais, comédia e infantis (vejo com minha filha). P. Ex.: “O Procurado”, “a volta do todo poderoso”, “Robôs”, “Madagascar”, “Monstros S/A”, “A filha do General”, “Click”.

06- Se pichassem o seu muro, casa etc. O que você faria?
Acho qua não faria nada.

07 – Se seu filho (caso tenha) fosse pichador, o que você faria?
Aconselharia muito a não entrar nesse caminho, pelos riscos que ele oferece. A tendência é que a intolerância das pessoas só aumente com o passar dos anos. Antigamente você rodava e o pessoal te dava umas porradas, te pintava e te mandava embora. Com o tempo as pessoas foram querendo e matar, só por causa de uma pichação.

07 - Sua famíla sabe que você picha ou pichava!
Minha esposa, sim. Minha mãe, tenho quase certeze que sim, afinal ela achou várias tintas nas minhas gavetas (eu sempre dizia que não eram minhas).

08 – O que tá achando da entrevista?
Espetacular.

09 - O que você diria para os que estão começando agora
Pensem muito no que estão fazendo e avaliem bem os riscos.

1
0 – Deixe um recado pra quem estiver lendo sua entrevista
Queria agradecer pelo espaço, ainda mais pelo fato de eu não estar muito presente aos encontros, tenho visto muita coisa pela internet. Gostaria que todos se cuidassem, tanto os que continuam a xarpi quanto os que pararam, que aproveitem a vida e que a cada encontro, churraco ou reunião, aproveitem o tempo com seus amigos (novos ou antigos). Curtam suas famílias. Enfim , curtam a vida, porque ela é única e passa rápido.

S
erEnidAde.

Sea CNS 86

Nenhum comentário: