RAPichaSOM

Digite o quê você procura.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Concurso de xarpi e graffiti do Mendes

Para ver essa postagem no site do colégio clique no link a baixo.
Lá além desse texto, tem as fotos....
Que por motivos que não sei explicar não consegui, capturar e colcoar aqui...


http://www.mendesdemoraes.com.br/projeto/index.htm











I - Documentos e fotos do “Concurso de Graffiti do Mendes”.

II - Documentos e fotos do “Concurso de Xarpi do Mendes”.

Obs.: Inclusos os documentos e fotos da “Cerimônia de Premiação dos Concursos de Graffiti e Xarpi do Mendes”.

III- Documentos e fotos da “Intervenção de Graffiti dos Insulanos”.

IV - Documentos e fotos da “Intervenção dos Mestres do Graffiti”.

V - Documentos, vídeos e fotos complementares das intervenções, veiculação na mídia e outros.

VI - Documentos, video e fotos das “Palestras e Mesa Redonda do Projeto Graffiti no Mendes”.

VII- Documentos, vídeo e fotos das “Oficinas de Graffiti do Projeto Graffiti no Mendes”.

VIII- Documentos complementares, veiculação na mídia das atividades do 3º e 4º bim/09 e outros.

Anexo I
Documentos e fotos do “Concurso de Graffiti do Mendes”




Colégio Estadual Prefeito Mendes de MoraesRua Pio Dutra, 353, Freguesia, Ilha do GovernadorRio de Janeiro, RJ. CEP: 21911-200Tels: 33961202. 24669785. 33968427http://www.mendesdemoraes.com.brC.E. PREFEITO MENDES DE MORAES HÁ 60 ANOS EDUCANDO COM COMPETÊNCIA
Para incentivar nossos jovens a expressarem seus talentos através da competição saudável na busca de superação dos próprios limites no campo da arte visual, especificamente o Graffiti, já que é esta a forma de comunicação das idéias e sentimentos própria da juventude atual, a qual temos a responsabilidade e prazer em orientá-la num processo arte educativo de fato, atualizado e democrático, é que promovemos o “Concurso de graffiti do Mendes”.

CONCURSO DE GRAFFITI DO MENDES
Iniciativa: Prof. Marcos Madeira - Diretor GeralProdução: Prof. Janaina Theberge - Ed. Artística
Apoio: Acme, Bobi, Bunys, Davi, Galyn, Kajá, Lisin, Auxiliares: Alunos-monitores de Ed. Artística: Airá dos Santos, Adilson de Souza, Ítalo Feitosa, Gabriel Villani, Karina Nardacci, William Gonçalves. REGULAMENTO
Temas: Educação. Esporte. Meio Ambiente.Inscrição:De: 01 a 15 de junho de 2009.Local: Direção do C.E. Pref. Mendes de Moraes ou à Produção/Curadoria por e-mail.Das: 8:30 as 16 horas de 2ª a 6ª feira.No ato da inscrição o candidato(a) deve apresentar o desenho colorido em papel Ax4 do graffiti à ser realizado no muro do colégio, e preencher o formulário de inscrição. Ou por e-mail, mostrando fotos de trabalhos já realizados.Intervenção (realização do graffit no muro):Dia: 21 de junho das 10 às 18 horas.Local: Muro do C.E. Prefeito Mendes de MoraesTamanho do espaço para cada projeto: de 02 a 03 metros de largura por 03 metros de altura.
Critérios de seleção dos projetos (croquis):• Criatividade• Originalidade• Bom Acabamento• Coerência com os temas propostos
* Os participantes dos projetos selecionados, receberão para realizar o graffiti, um kit com 07 latas de tinta spray Montana, bicos, achocolatado, máscara de pintor e almoço.
* Serão selecionados para participar da pintura graffiti no muro do colégio os mais competentes inscritos num número de até 06 (sete) inscritos, dos quais sairão os três premiados em 1º, 2º e 3º lugares. Após a avaliação da comissão julgadora aos 06 participantes do concurso, no entanto, se na ocasião da seleção nos for possível ter mais recursos financeiros para prover ao evento com mais kits de tinta, do que neste momento podemos prover, incluiremos mais inscritos que tenham se expressado em seus croquis de acordo com os critérios explicitados neste regulamento.
* Haverá a intervenção “hors concours” de artistas-mestres especialmente convidados, num momento especifico do evento criarão suas obras como presentes de aniversário do nosso colégio, e em outro, os mestres Bob, Kaja, Bunys, de forma solidária, (voluntariado), criaram a proposta arte-educativa de interagir com os participantes selecionados, no sentido de dar-lhes suporte técnico e sensível no momento da execução de seus croquis (idéias) no muro. Não envolvendo com isso interferência no julgamento da banca avaliadora. Adesão espontânea de Galyn.
Critérios para premiação:• Fidelidade na execução do graffite com a idéia e estilo do croqui inscrito.• Bom acabamento• Cumprimento do prazo (horário) na execução da intervenção.Obs.: No ato da intervenção será oferecida a audição de música inspiradora, simultaneamente a realização plástica no muro.Premiação:Kit com latas de tinta Montana e uma caixa com 06 latas de tinta spray Suvinil, livros sobre artes visuais, certificados, medalhas, divulgação através do site do Mendes, entrevista na Rádio Rio de Janeiro, programa "Arte em Exposição", no Informativo Cuba - revista educativa estudantil com circulação na rede de escolas públicas e privadas da Ilha do Governador e espaço para pintar na parede principal, parte externa, da Sala de Exposição
Cerimônia de premiação: 1º de julho ás 20 horas no auditório do colégio. Aberta a comunidade da Lona Cultural Renato Russo.

Comissão Julgadora dos Croquis:Alarico Moura - AláPara-Atleta Ciclista. Ativista Social. Palestrante em instituições públicas e privadas na temática da inclusão com responsabilidade social.Artista Plástico/Escultor.Carlos Esquivel G. da Silva – Acme Prof. de Graffiti do POC – Projeto de Ocupação Cultural do Pavão Pavãozinho. Presidente do Museu de Favela Artista Plástico/Graffiti
Carlos Alberto Silva / Bobi Arte educador do SESC/RIO Artista Plástico/Graffiti
Davi Baltar /Davi Prof. Desenho da Casa de Cultura Elbe de Holanda Artista Plástico/ Graffiti
Prof. Celi Conceição Magalhães de AraújoArte-educadora. Prof. Artes Cênicas. Gestora Escolar da E. M. Anísio Teixeira.Psicopedagoga.Prof. Janaina ThebergeArte-Educadora. Prof. Ed.Art./Arte Visual, História da Arte e pólivalencia nas Linguagens Artísticas- C.E. Pref. Mendes de Moraes.Artista Plástica/pintora e ceramista.Prof. Luiz Guilherme VasconcelosBacharel em Arte Visual. Prof. de Pintura. Ambientalista e Educador Ambiental atuando na Lona Cultural Renato Russo.Artista Plástico/pintor.Prof. Paz HelenaArte-Educadora, Prof. Ed.Artística polivalente nas Linguagens Artisticas - Escola Modelar Cambaúba.Musicista/instrumentista, compositora e cantora.
Comissão Julgadora do Graffiti no Muro do Respeito Gentileza: Mestres do Graffiti: Bob, CH2, Davi, Kajá, Mr.Beam, Muleka, Smoky, Stac, Substencil
Mais informações:Prof. Marcos Madeira –Direção Gerale-mail: direcao@mendesdemoraes.com.brProf. Janaina Theberge –Ed. Art./Arte Visual e História da Artee-mail: janainatheberge@bol.com.brAdilson de Souza - T:2O12 - Aluno-Monitor / Ed. Artística. Rapper.e-mail: adilson.santos1988@bol.com.
C. E. PREFEITO MENDES DE MORAES HÁ 60 ANOS EDUCANDO COM COMPETÊNCIA
CONCURSO DE GRAFFITI DO MENDES
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÂO:
*Se você fará sua inscrição via e-mail, por favor, preencha este formulário e envie junto com a imagem do croqui, ou envie até o dia 15 de junho, em seguida lhe enviaremos a confirmação de sua inscrição, também via e-mail.
* Haverá a intervenção de artistas mestres, especialmente convidados, num momento especifico do evento, e em outro, os mestres, de forma solidária, criaram a proposta arte-educativa de interagir com os participantes selecionados, no sentido de dar-lhes suporte técnico e sensível no momento da execução de seus croquis (idéias) no muro. Não envolvendo com isso interferência no julgamento da banca avaliadora. Os inscritos que desejarem desfrutar desta interação com os mestres, deverão escrever sua vontade no espaço reservado a colocações extras deste formulário.
I- DADOS BÁSICOS:
I.1 - Qual é o seu nome completo?
I.2 - Qual é o número de seu RG? (caso não tenha RG, anexar uma cópia xérox da carteirinha escolar)
I.3 - Qual é o seu nome artístico?
I.4 - Qual é seu endereço com CEP e telefone?
I.5 - Qual é o seu número de celular e e-mail?
I.6 - Em qual estado e data que você nasceu?

II- SOBRE SUA VIDA ESCOLAR:
II.1 - Onde você estuda e em que série/ano você está?
II.2 - Quais são suas matérias favoritas?
II.3 - Quais são as matérias que você conquista as melhores notas?
II.4 - Seus(as) professores conhecem seu trabalho artístico?
II.4 -Seu(a) professor (a) de Ed. Artística apóia e incentiva seu talento?
II.5 - Sua família apóia e incentiva seu talento artístico?

III- SOBRE SUA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA:
III.1 - Quando e como você descobriu que era artista?
III.2 - Desde quando faz arte?
III.3 - Como você teve contato com a arte/Graffiti?
III.4 - Como você iniciou seu aprendizado artístico?
III,5 - Você faz ou fez curso de arte? Onde e com qual professor (a)?
III.6 - Você participa de algum grupo de arte, qual?
III.7 - Você dá aulas de arte/Graffiti, onde?
III.8 - Você já participou de eventos de intervenção como encontros, concursos etc., quais?
III.8 – Quais são os artistas do graffiti atuais no Rio de Janeiro que você se identifica?
III.9 - Tem mais outras informações sobre sua trajetória artística pertinentes a esta inscrição? Quais?

IV- SOBRE SUA OBRA DE ARTE:
IV.1 - O que representa sua arte para você?
IV.2 - Como é seu processo de criação artística?
IV.3 - Qual é sua proposta, estilo e temática?
IV.4 - Qual é o material que você prefere normalmente?
IV.5 - Você tem trabalhos realizados na cidade do Rio de Janeiro? Onde? Quando os realizou?
IV.6 - Você tem fotos destes trabalhos? Poderia anexá-las a este formulário ou indicar o endereço virtual onde houvesse registros de seu trabalho plástico?

V- SOBRE A INTERVENÇÃO:
V.1 - Qual seria o material (tinta e cores) mais adequado à realização do seu croqui (ou idéia na cabeça) no "murão" do Mendes?
V.2 - Você utiliza também tinta de parede e corantes em seu trabalho, qual?
V.3 - Você bebe leite no momento em que pinta?
V.4 - Qual seria o melhor tamanho para você realizar sua obra, 02 metros ou 03 metros por 02 de altura? Você gostaria de outra medida de extensão para realizar sua obra no "murão" do Mendes? Qual?
VI- SOBRE O EVENTO E PREMIAÇÂO - Acordo:
VI.1 – Você concorda que a banca avaliadora (jurados), seja respeitada em sua autonomia e liberdade, na avaliação/premiação dos participantes?
VI.2 -Você concorda que em hipótese alguma poderá haver desavenças ou uso de bebidas alcoólicas, ou qualquer tipo de drogas tóxicas, ou posturas indecorosas neste evento, e, que você devera ser um colaborador respeitoso com todos os participantes através de sua própria postura comportamental impecável, para que todo o evento transcorra em paz?
VI.3 -Você concorda que sejam feitas imagens de sua obra para divulgação da mídia local ou de fora da Ilha do Governador e para ser mostrada no site do colégio?
VI.4 - Se você for menor de idade, seu (a) responsável devera autorizar o registro e mostra de sua imagem na mídia (em anexo), você concorda que sem este documento previamente assinado por seu responsável não assinaremos no lugar de seu responsável tal autorização?
VI.5 - Se você for menor de idade, você será solicitado, pelos alunos-monitores do evento, a usar a máscara de pintor, para melhor proteger a sua saúde, no momento em que estiver em contato direto com a tinta, você está de acordo em atender a esta solicitação?
VI.6 - Você concorda que se você for um dos premiados, você deverá participar da entrevista no programa "Arte em Exposição" da Radio Rio de Janeiro na data e horário marcados conjuntamente com os demais premiados e com o produtor do programa, sendo que também terá a exigência da autorização assinada por seu responsável, no caso de você ser menor de idade?
VI.7 - Você está de acordo que no caso de você concordar com os itens acima, você devera honrar sua palavra, caso contrário, será desclassificado do concurso?
Este espaço é reservado para você colocar suas observações, complementações, sugestões, reclamações, ou o que considerar necessário:

Rio de Janeiro, ___de junho de 2009. Sua assinatura:___________________________________________________


*Aos funcionários encarregados: favor carimbar, rubricar, destacar esta parte e entregar ao inscrito, junto com o regulamento do concurso.
Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes Rua: Pio Dutra, 353, Freguesia, Ilha do Governador Rio de Janeiro, RJ. CEP: 21911-200 Telefones: 33961202. 24669785. 33968427 http://www.mendesdemoraes.com.br/ direção@mendesdemoraes.com janainatheberge@bol.com.br janainatheberge@hotmail.com
C.E. PREFEITO MENDES DE MORAES Á 60 ANOS EDUCANDO COM COMPETENCIA
CONCURSO DE GRAFFITI DO MENDES INSCRIÇÂO: Nome completo:________________________________________________________ Identidade:_____________________Nome artístico: __________________________ Rio de janeiro,____ de junho de 2009. Assinatura:___________________________
Prof. Janaina Theberge – Ed. Artística
*Se você ainda não estiver com seu croqui pronto no ato da inscrição, você tem até o dia 15 de junho para entregar seu croqui, caso não o faça, fica anulada esta inscrição. *Se você fará sua inscrição via e-mail, por favor, preencha este formulário e envie junto com a imagem do croqui, ou envie até o dia 15 de junho, em seguida lhe enviaremos a confirmação de sua inscrição, também via e-mail. *Os inscritos devem aguardar contato por e-mail comunicando a participação ou não no concurso. A seleção dos croquis que serão realizados no muro do colégio, será feita de 16 a 19 de junho de 2009.


Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes
Rua: Pio Dutra, 353, Freguesia, Ilha do Governador
Rio de Janeiro, RJ. CEP: 21911-200
Tel: Direção - 33968427
http://www.mendesdemoraes.com.br/
janainatheberge@bol.com.br

AUTORIZAÇÂO À PARTICIPAÇÃO NO “CONCURSO DE GRAFFITI DO MENDES” E REGISTRO E EXPOSIÇÃO DE IMAGEM E VOZ.Eu,_____________________________________________,RG:___________________ responsável pelo menor_______________________________ autorizo a participação no “Concurso de Graffiti do Mendes” e registro e divulgação da imagem e da voz de _____________________________ nas dependências internas e proximidades do muro e calçada no entorno do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, pela mídia que fará a cobertura jornalística do evento e também para ser mostrada no site do colégio, bem como, no caso de colocação do mesmo (a) nos três primeiros lugares no referido concurso, entrevista no programa "Arte em Exposição" da Rádio Rio de Janeiro - Estrada do Dendê, 659, Moneró, Ilha do Governador, Informativo Cuba – Revista Educativa, publicada pelo Colégio Estadual Cuba, de circulação na rede de escolas públicas e particulares da Ilha do Governador, e, outros meios de divulgação relacionados a arte e educação. Rio de Janeiro,____ de Julho de 2009.

_______________________________________________________ Assinatura do(a) responsável.
Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes
Rua Pio Dutra, 353, Freguesia, Ilha do Governador
Rio de Janeiro, RJ. CEP: 21911-200
Tels: 33961202. 24669785. 33968427
http://www.mendesdemoraes.com.br
C.E. PREF. MENDES DE MORAES HÁ 60 ANOS EDUCANDO COM COMPETÊNCIA

“CONCURSO DE GRAFFITI DO MENDES”

Temas: Educação. Esporte. Meio Ambiente


Relação dos 06 inscritos com os CROQUIS SELECIONADOS na primeira fase do “Concurso de Graffiti do Mendes”:

1- Elton Chaves Filgueira – DEX
2- Esdras S. Pessanha - NAPA
3- Felipe de Oliveira Pinto – PARK
4- Hugo Oliveira – HOC
5- Leonardo Bartolino de Matos – MONK
6- Tiago de Camargo – LISIN

Obs.: Todos desta lista devem comparecer às 9 horas do dia 21 no colégio, caso precise pintar no sábado das (13 às 17 horas), combinar por telefone,




CROQUIS SELECIONADOS:


1- Elton Chaves – DEX




2 - Esdras S. Pessanha - NAPA




3 - Felipe de Oliveira Pinto – PARK


4- Hugo Oliveira – HOC






5- Leonardo Bartolino de Matos – MONK


6 - Tiago de Camargo – LISIN


Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes
Rua Pio Dutra, 353, Freguesia, Ilha do Governador
Rio de Janeiro, RJ. CEP: 21911-200
Tels: 33961202. 24669785. 33968427
http://www.mendesdemoraes.com.br
C.E. PREF. MENDES DE MORAES HÁ 60 ANOS EDUCANDO COM COMPETÊNCIA

“CONCURSO DE GRAFFITI DO MENDES”

Temas: Educação. Esporte. Meio Ambiente


Relação dos três vencedores da segunda fase do “Concurso de Graffiti do Mendes”:



Colocação:

1º Lugar: Tiago de Camargo – LISIN

2º Lugar: Felipe de Oliveira Pinto – PARK

3º Lugar: Hugo Oliveira – HOC


Obs. Cerimônia de premiação: 1º de julho ás 20 horas no auditório do colégio. Aberta a comunidade.


Prof. Janaina Theberge




.








Prof. Janaina Theberge, Sr. Acme artista grafiteiro, LISIN o vencedor do concurso e Dex competidor no concurso e aluno do colégio.



Pintura no Muro do Respeito Gentileza/Concurso de Graffiti.




Foto no momento em que LISIN realizava seu graffiti na parede da Lona Cultural Renato Russo, em conseqüência do premio do concurso de graffiti do Mendes, Prof. Janaina Theberge, LISIN e Marcelo Mendes – Diretor da Lona Cultural Renato Russo.

LISIN - Pintura na Lona Cultural Renato Russo/Parede principal – Parte do prêmio de 1º lugar no Concurso de Graffiti do Mendes.



PARK realizando seu croqui no Muro do Respeito Gentileza -
Concurso de Graffiti do Mendes.


Dex, PARK -2º lugar no concurso e Prof. Janaina Theberge.

PARK – Pintura no Muro do Respeito Gentileza/ Concurso de Graffiti


HOC - Pintura no Muro do Respeito Gentileza – 3º colocado no Concurso de Graffiti do Mendes

DEX E HOC – 3º LUGAR NO CONCURSO DE GRAFFITI DO MENDES.
HOC, todo orgulhoso, exibindo sua linda conquista.
Anexo II
Documentos e fotos do “Concurso de Xarpi do Mendes”


COLÉGIO ESTADUAL PREFEITO MENDES DE MORAES
Coordenadoria Metropolitana III – Unidade: 1800466-2221
Rua: Pio Dutra, 353, Freguesia, Ilha do Governador
Rio de Janeiro, RJ. CEP: 21911-200.
Tel.: 33961202 – 33968427- 24669785
http://www.mendesdemoraes.com.br/
Prof. Marcos Madeira – Diretor Geral
e-mail: direção@mendesdemoraes.com.br
Prof. Janaina Theberge – Ed. Art./Arte Visual
e-mail: janainatheberge@bol.com.br

“Concurso de Xarpi do Mendes”
“OsDezXarpisMaisArtísticosdoMurodoRespeitoGentileza”
O “Xarpi” é uma realidade plástica planetária, todas as grandes cidades do mundo contemporâneo têm massiva presença de escritas estilizadas de adolescentes e jovens desenhadas nas superfícies das ruas, compondo através desta “Action-painting” uma estética pós-moderna na paisagem urbana.
O projeto arte educativo “Graffiti no Mendes” tem como um dos objetivos a inclusão do “Xarpi” no conteúdo da obra de arte de rua “Muro do Respeito Gentileza”, por reconhecer no “Xarpi" uma manifestação expressiva na história da arte contemporânea e de herança das práticas artísticas dos primórdios da história da arte, com a pintura rupestre. E, é com este enfoque que propomos e realizamos o concurso de “Xarpi”, simultaneamente ao concurso de graffiti no evento artístico/cultural de integração escola e comunidade nas comemorações do 60º aniversário do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes.
Prof. Janaina Theberge Ed. Art./ Arte Visual e Hist. da Arte.
Tema: Caligrafia Livre.

Intervenção de 21 a 24 de Junho: Horário: Das 10 às 19 horas - Local: Parte externa do muro que circunda o colégio, o “Muro do Respeito Gentileza”, na esquina das ruas Jarí com Arujá.
1ª fase da avaliação: de 25 a 30 de junho.
2ª fase da avaliação: 1 de julho as 19 horas.
Entrega dos prêmios: 2 a 31 de julho. Local e horário à confirmar.

OBS.: Primeira fase do concurso: seleção dos Xarpis por parte da banca de professoras e outras profissionais de educação. Segunda fase do concurso: seleção de 10 Xarpis, por parte dos especialistas, dentre os Xarpis selecionados na primeira fase. Prêmio: Kit de desenho e livro sobre arte.


Corpo de Jurados:

1- BANCA DE PROFESSORAS E ARTE-EDUCADORAS:
Critérios adotados: Criatividade, Originalidade e Estética.

Prof. Ana Bessa
Arte-educadora – Professora de Arte Visual

Prof. Engracia Mendes
S.O.E – Professora de Artes Aplicadas

Prof. Eunice dos Anjos
Arte-educadora – Professora de Artes Industriais

Prof. Janaina Theberge
Arte-educadora – Professora de Arte Visual e História da Arte

Prof. Márcia Machado
Pedagoga – Secretária Chefe de Unidade Escolar.

Prof. Maria Alice Peixoto de Lima
Professora de Língua Portuguesa e Literatura - Núcleo Administrativo.

Maria Helena Guida
Professora de Matemática.

Prof. Marina Araújo
Arte Educadora- Professora de Desenho

Prof. Paz Helena
Arte-educadora – Professora Multidisciplinar em Arte

Prof. Rosilea Couto
Arte-Educadora – Professora de Arte Visual

Prof. Vânia Alves
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

2 – BANCA ESPECIALISTA EM XARPI:
Nuno - Grafiteiro
Vuto - Grafiteiro




Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes


“Concurso de Xarpi do Mendes”
“OsDezXarpisMaisArtísticosDoMuroDoRespeitoGentileza”


Fotos da Avaliação da Banca de Juradas Educadoras e Dos Jurados Especialistas:


Obs.: Infelizmente foram perdidas as fotos da avaliação de Marina Araújo, e Márcia Machado, e também algumas de Eunice dos Anjos e Maria Guida, que foram registradas por telefone celular e não foram salvas por engano. No entanto, os pontos em tinta spray dourada da marca Suvinil estão registrados no local da avaliação, Muro do respeito Gentileza, esquina das ruas Jarí e Arujá, área de fundo verde, no campo do concurso de xarpi, ao lado de cada xarpi que elas pontuaram em suas avaliações.


1º Fotos da pontuação das professoras.
2º Fotos da avaliação (recorte) dos especialistas em Xarpi.
3º Fotos da anunciação dos dez xarpis selecionados na noite de premiação do Concurso de graffiti do Mendes.






Demais Xarpis pontuados pela banca de educadoras:




Fachada do Colégio –1º de julho, 19 horas, Cerimônia de Premiação. Noite de Gala: Tudo aceso.




Nuno e Vuto - Jurados Especialistas em Xarpi selecionando os dez xarpis campeões.

Obs.: Uma parte da foto foi subtraída para preservar as identidades dos jurados.



Os dez xarpis campeões: Asa, Goaboy, Hoc, King, Monk, Muleka, Riad, Stac, Ufo e participante anônimo (?).


Alunos, professores e visitantes em expectativa no auditório do colégio minutos antes do inicio da solenidade.


Palavras de Nuno e Vuto anunciando os campeões do
concurso de xarpi do Mendes.


Canto sublime da Prof. Ilza Teles (Hist. Mendes) – Shalom.
Xarpis no telão improvisado (a lousa nossa de cada dia).

Sr. Acme, mestre do Graffiti, encerrando a solenidade, doando palavras de incentivos ao estudo e proferindo bons conselhos de paz, amor e gentileza para nossos alunos.


O alunado comentando o evento e indo para casa satisfeito, feliz por ter vindo ao colégio.

(Equipe docente do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, Nossa missão de hojeà cumprida! J)

COLÉGIO ESTADUAL PREFEITO MENDES DE MORAES
Coordenadoria Metropolitana III – Unidade: 1800466-2221
Rua: Pio Dutra, 353, Freguesia, Ilha do Governador
Rio de Janeiro, RJ. CEP: 21911-200.
Tel.: 33961202 – 33968427- 24669785
http://www.mendesdemoraes.com.br/
Prof. Marcos Madeira – Diretor Geral
e-mail: direção@mendesdemoraes.com.br
Prof. Janaina Theberge – Ed. Art./Arte Visual
e-mail: janainatheberge@bol.com.br
“Concurso de Xarpi do Mendes”
“OsDezXarpisMaisArtísticosdoMurodoRespeitoGentileza”

Seleção de dez xarpis pelo júri especialista em xarpi, dentre os 56 xarpis previamente selecionados pela banca de educadoras. Resultado do concurso: Asa, GoaBoy, Hoc, King, Monk, Muleka, Riad, Stac, Ufo e participante
anônimo (?).


Xarpi de VUCA, Líder Graffiteiro do Xarpi da Ilha do Governador. In Memorian no Muro do Respeito Gentileza.


“OsDezXarpisMaisArtísticosdoMurodoRespeitoGentileza”
ASA

“OsDezXarpisMaisArtísticosdoMurodoRespeitoGentileza”
GOABOY


“OsDezXarpisMaisArtísticosdoMurodoRespeitoGentileza
HOC

“OsDezXarpisMaisArtísticosdoMurodoRespeitoGentileza
KING

“OsDezXarpisMaisArtísticosdoMurodoRespeitoGentileza”
MONK

“OsDezXarpisMaisArtísticosdoMurodoRespeitoGentileza”
MULEKA


“OsDezXarpisMaisArtísticosdoMurodoRespeitoGentileza”
RIAD

“OsDezXarpisMaisArtísticosdoMurodoRespeitoGentileza”
STAC

“OsDezXarpisMaisArtísticosdoMurodoRespeitoGentileza”
UFO

“OsDezXarpisMaisArtísticosdoMurodoRespeitoGentileza”
Autor desconhecido.


“O MURO DO RESPEITO GENTILEZA – PAINAL ARTÍSTICO DO XARPI”





Anexo III
Documentos e fotos do “Intervenção de Graffiti dos Insulanos”


(em processo de organização, aguardando entrega de fotos)



Anexo IV
Documentos e fotos do “Intervenção dos Mestres do Graffiti”

(em processo de organização, guardando entrega de fotos)


Anexo V
Documentos, vídeos e fotos complementares das intervenções, veiculação na mídia e outros.


(em processo de organização, aguardando entrega de fotos, CD com a gravação do programa “Arte em Exposição” e exemplar do informativo Cuba)

Nenhum comentário: