RAPichaSOM

Digite o quê você procura.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Entrevista com Asfark

Andarilho nato, nosso entrevistado deu uma parada nas andanças e nos concedeu essa entrevista com cheiro de tinta.


0 - Qual seu xarpi?
Asfark, Referente ao grupo revolucionário Colombiano : Farc = Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia!
Adaptei, pus 'As' na frente e 'K' no final.

1 – Começou a colocar nome em que ano?
Comecei a me ligar em pixação com 11 anos, quando estava na sexta série, no ano de 2004.Inventei o nome 'Asfark' em 2005. Em 2006 botei o primeiro nome com tinta.De 2007 a 2010, pixei somente no meu bairro aqui na ilha. Gosto de dizer que comecei a pixar em 2011, pois foi quando realmente comecei de forma mais séria, consciente e intensa.


2 - Lembra de algum fato macante nesse ano? (Política ou esporte por exemplo) alguma coisa que tenha te marcado?
Não.


3 - O quê te levou a entrar no xarpi?
Sempre fui muito contestador com tudo na minha vida, porém, nessa época, 2004, fiquei muito mais rebelde.Na época a pixação era a única forma de expressar minha rebeldia (eu tinha 11 anos rs). E também quem pixava tinha mais facilidade com as minas rs.

4- O que a pichação representa pra você?
A Pichação foi muito influente na minha vida, pois ajudou formar meu caráter.Aprendi Bastante coisa convivendo nesse meio... a maldade das ruas, dos pixadores.Também é uma forma de me aliviar dos problemas mundanos. Gosto muito de botar 2, 3 tintas na sacola e sair andando sozinho carimbando tudo rs!Acho que a sigla do FYT resume bastante o que eu quero dizer : Momentos de Liberdade!

5 – Por que você resolveu colocar esse nome? Algum motivo?
Foi como respondi na primeira pergunta... Um amigo (tock) , falou esse nome numa conversa nossa, gostei, pesquisei o significado e comecei a divulgar.

6 - Tem algum parceiro? Alguém com quem você gosta de pichar junto?
Sim, Sok. Grande parte das minhas missões, diria que de 100 missões, 40 foram com sok, isso é apenas um exemplo.Também gosto de pixar com os amigos, Musk e Yamaha.Mas a maioria das minhas missões foram e são sozinho. Alguns falam que isso é egoísmo, eu não acho...Sou muito discreto e cauteloso, acho que essa é uma das razões de eu gostar de ir sozinho!

7 – Qual tua sigla? (se tiver) O que significa?
E.M - Estilo Marginal.

8 – Quem mais representa tua sigla? (outros integrantes)
A Sigla é pequena, só amigos. Geral representou : Eu, Sok, Tock, Pong e Janf. Musk entrou recentemente e também tá representando.

9 - Já colocou outras siglas? Quais?
já, mas só no caderno haha. Época de escola, eu e o amigo Tock Inventamos uma, S.V = Sociedade Violenta. Não vingou, preferimos investir na E.M!

10 – Gostaria de ter posto alguma outra? Do passado por exemplo?
Sim, quando comecei, com 12 anos, eu gostava da M.I = Mentes Insanas, na época significava = Menores Insanos. Mas, hoje em dia sigla não me enche os olhos. Já fui convidado pra algumas, mas pretendo continuar na E.M pra sempre!

12 – O quê você mais gosta de pegar?
Eu gosto de lançar nome onde já tem nome antigo, o que hoje a galera denomina 'ETERNOS'... Pastilhas, vidrinho, pedras etc.

13 - Quem você admira no xarpi? Quais os nomes.?
No baixo = Piu , Sel , Tane , Sous, Yra, Sego, Sol da Irreverentes, Arpão da Loucos, Sak , Vuca e Anão.
No alto = Luid , Nuno , Kadu , Cool , Vago e Sol da Transgressores, Bobe , Fyt , Filó , Rock , Cisco , Fido.
Tem mais gente boa por ai, mas em geral, são esses mesmo!

14- Fora esses, quem na atualidade tá Se destacando na tua visão?
Ah mano, 2013 tá geral na atividade, vou nem citar ninguém pois é muita gente mesmo.

15– Qual a caligrafia mais criativa na tua opnião?
Gosto da caligrafia do Piu, pois é estratégica. Fácil de memorizar, da pra por em qualquer lugar e qualquer tamanho, e gasta pouca tinta.

16 - Frequenta ou frequentou reuniões? Qual ou quais? Alguma preferida, por algum motivo?
Não. Fui em poucas. Quando vou, e é raro eu ir, vou na daqui da ilha mesmo.

17 - Qual a importância das reuniões pro xarpi?
Ouvir as histórias, se atualizar do que ta acontecendo na pista e trocar idéias com os amigos.

18 - Faz ou já fez pasta? (Caderno, agenda, fichário, folhas) enfim coleciona nomes?
Já fiz, mas doei pra um amigo. Minha visão e motivos pelos quais eu pixo, é diferente da maioria da galera.

19 - O quê você acha dessa era xarpi digital?
Boa. porém é aquilo, tem seu lado bom e seu lado ruim.Tem a facilidade de mídia imediata, você pixa, tira foto e posta, na mesma hora geral já comenta e interage.Mas gera muita rixa. Algum comentário mal interpretado gera destruição na pista rs!

20 - Qual época era mais fácil pra xarpi? 80-90 ou 2000 (Resposta opcional)
Nenhuma. Todas as épocas tiverem suas dificuldades. Antes era o transporte que era escasso.Hoje em dia tem mais transporte, porém também tem muito mais polícia, segurança e câmeras!

21 - Qual a melhor parada que tu ja pegou?
Não sou de pegar paradão não. Só pixo no baixo, acho que não vale apena se arriscar subindo em nada não, mas é minha opinião, respeito e admira quem escala!Me satisfaço pegando os eternos mesmo. Os melhores pra mim são os que tem nomes mais antigos. Já pixei vários com nomes de 1980, 1990...Acho maneirão ver os nomes durando tanto tempo, e sumindo com o tempo. Espero que os meus também durem hehe!

22 – Na sua opinião, qual é o maior castigo pra um pichador?
Com certeza, é morrer. Acho que ninguém merece morrer só porque ta pichando, mas é aquilo, é minha opinião e visão de mundo. Apanhar, quebrar braço, ser pintado, tudo tem recuperação, agora a morte não tem volta.

23 - Já passou muito perrengue? (não chegar a rodar só passou perrengue) Cite um.
Sim, poucos, mas nada muito grave. O Último foi em meados de 2012 aqui na ilha.Eu e sok fomos pixar uma área que tem segurança em todas as entradas da rua. Entramos em uma e demos de cara com o sarango, ele desconfiou... continuamos a missão, mas à frente outro sarango nos viu na ação e veio atrás.Ele veio falando pra a gente parar pra desenrolar, mas ele tava de peça (você pararia ? rs). Saimos correndo, eles vieram atrás, mas graças a Deus conseguimos pinotar rs!

24 - Qual foi a pior rodada?
Rodei só 2 vezes, Uma em 2006, outra em 2007. as 2 foram vacilo meu. mas eu era molecão na época, tava aprendendo as maldades da pista ainda.
- A Última, como eu disse, foi em 2007. Estrada das canárias, ilha do governador. Pra quem não conhece, é uma estrada muito grande aqui na ilha. De um lado é area militar e do outro também. Deve ter uns 3 ou 4 km de estrada. 19:00, Horário que o mundo todo ta voltando da escola, do trabalho, indo passear, roubar etc. E Nós 2, na época com uns 13 anos resolvemos pixar logo nesse horário e nesse local rs. Beleza, começamos, ele botou um nome e eu outro...fomos andando, ele botou um e eu outro, andamos mais, ele botou um e eu outro. Continuamos andando, e nisso muitos carros passando. Quando fui mandar meu nome, botei p/ uma mina daqui da ilha... na hora que eu tava terminando, veio o gol bola, já chegaram parando e pedindo a lata...Ficamos desenrolando muito tempo, mandamos varios caos, mais não adiantou. Eles falaram q iam levar agente pra DP, entramos no carro e fomos a caminho da DP, chegando perto, eleS pararam o carro e começaram a falar... Fizeram o retorno, e voltamos quase pro mesmo lugar, ai mandaram agente sair do carro, mandaram agente um dar tapa na cara do outro... Depois eles pintaram nossa cara e barriga e sairam fora. Perto do local, desenrolei com uma senhora, ela nos deu água e conseguimos nos limpar.Na época, eu ficava com uma amiga da minha irmã, ai eu tava deitado na cama com ela, ela tava me beijando e fazendo carinho...Ela disse assim : Cara, você tá cheio de cravinho preto na testa... ai minha irmã viu e disse assim: ele deve ter rodado pixando.A Mina começou a se ligar e viu que eu era pixador, parou de me dar ideia rs. Essa é uma das desvantagens de ser pixador haha!

25 - Depois dessa história triste, conte qual foi a melhor saída?
Todas são boas, em todas aprendo algo diferente, é sempre uma nova experiência.Mas gostei das missões fora da ilha... Centro da cidade, Niterói, Tijuca, Zona norte, Av. Brasil, entre outros bairros. Só de não ter rodado, já é motivo de comemoração rs!

26 - Conte algum fato engraçado ou fora do normal que ja aconteceu durante a missão?
São vários. sempre vejo alguma coisa engraçada... Já vi coelho, gambá... nego fudendo na rua rs...

26 – Se arrepende de ser ou ter sido pichador? Por que?
Não. Como eu disse, a pichação me trouxe muito conhecimento. Aprendi a dosar a vontade de pixar, de modo a não prejudicar minha vida pessoal.

27 - O quê a pichação te deu?
Amigos, Reconhecimento, Malícia na pista. Muitas e muitas histórias pra contar... e muitos aprendizados, que só quem é do xarpi sabe!

28 - O que a pichação te tirou?
Dinheiro (MUITO), Noites de sono (MUITAS), Roupas. Deixei de namorar 2 mulheres por causa disso. Não troquei as minas por xarpi, mas elas não aceitaram eu ser pichador.

29 – Quase esqueci de perguntar, você é de que área?
Ilha do governador.

30 – Já morou em outras? Quais?
Não, Não.

32 - Como você viu esse boom da pichação de uns anos pra cá?
Maior doidera. A Internet influenciou muita gente. Os comentários vão diretamente no ego da rapaziada e isso resulta em mais rebeldia rs.Mas é aquilo, tem muita gente boa pixando, mais também tem MUITO Cagão, lamentavelmente.

33 - Na sua opnião, qual ou quais os bairros mais pichados da cidade?
Ilha do governador, sem nenhuma dúvida. 90% das ruas aqui são pixadas, até as ruas de dentro. Só psico destruidor haha!

34 - Se arrepende de ter posto nome em algum lugar?
Não. Me arrependo de não ter posto.

As pessoas acham que pichador, acorda, come, bebe, respira, vive de tinta, então vamos mostrar um outro lado agora, lado da pessoa por tras da tinta.

01 – Qual tua idade?
20 anos.

02 – Tem profissão? Qual?
Sim. Prefiro não divulgar.

03 - Qual teu time?
Não assisto futbol.

04 – Ouve que tipo de som?
Sou eclético. Mas, a maior parte do tempo ouço REP : Racionais, Facção Central, Realidade Cruel, Inquérito... Black Alien, Gutierrez, Filipe Ret,  Marechal, Xará.

05 - Algum filme? Qual, quais?
Ultimamente tenho assistido mais seriados. Vou indicar só um, o melhor: Breaking Bad : É sobre a história de um professor pacato de química, que descobre que tem câncer e a situação financeira muito ruim.Ele fica desesperado ao perceber que sua família irá passar necessidades após sua morte... Decide que fará qualquer coisa para que eles não sofram com a falta de dinheiro. Impulsionado pelo medo e por desejo de oferecer dignidade à Família, ele começa a usar suas habilidades em química a favor do crime, montando um laboratório de drogas para financiar seus anseios. Torna-se o maior produtor de METANFETAMINA de toda américa latina.
-
Indicação de filmes :  Avatar. Bandits. Código de conduta. Fugindo do inferno. Lutador de rua, Trilogia onze homens e um segredo. Papillon. O último samurai. The karate kid. True legend. Sherlock holmes. AlcatraZ. Saída de mestre. Trilogia o poderoso chefãO.

06- Se pichassem o seu muro, casa etc. O que você faria?
Pintaria.

07 – Se seu filho (caso tenha) fosse pichador, o que você faria?
Pretendo educá-lo de forma que ele não precise recorrer a esses meios pra expressar sua indignidade com o mundo.

08 - Sua famíla sabe que você picha ou pichava?
Minha mãe e meu pai desconfiam. Minha mãe já foi chamada na escola por eu ter pichado a escola toda.Já achou tinta no meu guarda-roupa, mas dixavei e disse que era pra vender. Ela não tem nenhuma prova concreta de que eu pixo, só desconfia muito.Sou cauteloso ao máximo.

09 – O que tá achando da entrevista?
Muito boa. Ótima idéia esse lance de entrevista com pixadores.

10 - O que você diria para os que estão começando agora?
Se informem sobre a pixação, os prós e os contras e se pergunte por que você pixa e se vale a pena se arriscar tanto. Muita atividade e cautela na pista. qualquer erro pode ser fatal!

11 – Deixe um recado pra quem estiver lendo sua entrevista!
Valeu ai pela atenção, tentei resumir em poucas palavras um pouco do que aprendi e penso sobre a pixação!A Vida é uma grande escola, estamos sempre aprendendo.Muita Fé em Deus por que ele é justo. valeu nuno!

3 comentários:

Anônimo disse...

M.I 10 anos

PAULO KIDA 5* disse...

MUITO BOA A ENTREVISTA DO MANO ASFARK ELE É UM ANDARILHO MASTER !!!

rsgoldget disse...

Participants choose courses coming from amid 3 friendly varieties (Man, Awoken as well as Exo). The world can be shining with recover the cash and also assets which are employed to update potentially profitable new skills, craft new weapons along with create new individual.
RS 2007 Gold

Cheap RS 2007 Gold