RAPichaSOM

Digite o quê você procura.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Entrevista com RANES

Entrevistado de hoje, é sem dúvidas, testemunha ocular de todas as épocas , pois esteve em atividade em todas, saiu e conhece quase todos os pichadores do RJ.

Com vocês:


0-Qual seu xarpi ?
Ranes, mas para os intímos Ranes The Flash .

1-Começou a colocar nome em que ano ?
Outrs baboseiras foi em 80,81 mas o Ranes nasceu em 1982 .

2 - Lembra de algum fato marcante nesse ano? (Política ou esporte poe exemplo) alguma coisa que tenha te marcado? Lembro do time do flamengo não posso negar isso foi fato marcante uma época de ouro Zico & Cia e por isso não sou doente mas gosto do Vascão da Gama por que na época eu não via humildade da parte dos torcedores mas influenciado por familiares e conhecendo a história desse grande clube que é hoje o Vasco passei a vestir a camisa.



3 - O quê te levou a entrar no xarpi? Colegas simplesmente.

4-Por que você resolveu colocar esse nome? Algum motivo? Tinha que ter um nome o amigo Pontal já havia mudado de nome umas 3 vezes cada semana ele era um picho eu demorava mais já fui Look,meu próprio nome,That´s.
Foi então que vi em uma camisa numa loja um cara correndo de camiseta e short e um nome em inglês Runner´s então tive a idéia tirei o U e um N e o R e coloquei o a e ficou Ranes aí eu falei esse eu não vou mudar vou ficar com ele direto e paramos de mudar de nome e geral veio nos procurar queriam saber quem éramos e foi isso.

5-Tem algum parceiro? Alguém com quem você gosta de pichar junto?
Tinha eram muitos Tocha,Nany,Ley 14,Stack,Tody,Pixote.
Sair pra xarpi eu não tenho esse negócio de gostar,mas é claro que eu não vou sair com um medroso por que ele vai acabar me botando medo também fora isso tranquilo eu era fraco de nome e saí com várias lendas Vital,Diabo,Drako,Kino´s,Brother´s,kaka,Porco,Jan,Cpg,Ocram e outros mais e fui bem recebido e por que não receber bem quem está começando eu acho que só esculacha quem já foi esculachado.

6-Qual tua sigla? (se tiver) O que significa?
Quando vou assinar pedem para eu colocar G.Nazista foi como fiquei conhecido,mas confesso que se soubesse da história desse senhor Hitler jamais teria feito apologia ao Nazismo eu leigo no assunto que os judeus me perdoem(Guangue Nazista).

7- Já assinou outras siglas?
Fundei a Esquadrão da Norte junto com Stack.(E.N).

9-
Gostaria de ter posto alguma outra? Do passado por exemplo?Hoje em dia não tenho preferência é mais um lobby.

10-Quem você admira no xarpi? Quais os nomes.?Essa pergunta eu não vou te responder mas com certeza cara chato eu não admiro.

11-Quem na atualidade tá de destacando na tua visão?
Sempre disse quando eu voltei em 2003 quando botei uns nome com Sosa da Vila da Penha que o Kadu era o cara da atualidade.

12-freqüenta ou já freqüentou reuniões?
Frequentei a da Penha uma das melhores no ponto de vista para nós têr-mos um local para parar tranquilo só faltando esses que picham para pichadores parar de cagar o local.

13-Qual a importância das reuniões?
Se conhecer é necessário fazer uma amizade sólida isso é bom.

14-já fez pasta, caderno, colecionou nomes?
Fiz mas já perdi,minha mãe jogou fora.

15-Qual tua idade (resposta opicional)
Estudei com Matusálem.

16-- O quê você acha dessa era xarpi digital?
A informação instantânea em tempo real a comunicação rápida,o celular a evolução da tecnologia isso é bom.

17- Qual época era mais fácil pra xarpi? 80-90 ou 2000 (Resposta opcional)

Não existe esse negócio de época mas fácil,difícil tá na chuva vai se molhar não é por que eu cheguei até aqui que foi mole.

18-Qual a melhor parada que tu ja pegou?
Foi uma caçamba de lixo que rodou vários lugares e os outros sempre me falavam essa caçamba ficou famosa.

19-Na sua opinião, qual é o maior castigo pra um pichador?
Se me tomarem o dinheiro da pasagem eu vou reclamar,se me pintarem vou reclamar,se me espacarem vou também,se me tomarem a lata vou também, todos que impeçam a realizam da arte de xarpi.

20- Já passou muito perrengue? ( não chegar a rodar só passou perrengue)Cite um. Sim uma delas foi com o Mosca no Castelo,tava eu,Mosca e o Ley 14,o combinado era cada um subir de uma vez,o ley 14 subiu quando fui subir o Mosca veio junto nisso tive que botar e aguardar ele sair do caminho para eu descer mas ele queria botar e descer na frente foi quando veio a joaninha que hoje é o gol bolinha e parou em frente a marquise e nós deitamos e ficamos olhando e dizendo um para o outro vamos descer,desce tu os caras já viram a gente,aí a porta do restaurante abre um cara entrega acho eu que era duas quentinhas eles pegam e vão embora aí nós começamos a rir e descemos e continuamos.

21 - Qual foi a pior rodada?
Quando a missão não se completa já é pior por demais.


23- Conte qual foi a melhor saída? O Alto da Boa Vista eu o Guete de moto em 87 escangalhamos depois fomos pra praia da Barra.

24-Se arrepende de ser ou ter sido pichador? Por que?
Não vejo crime nenhum em pichar claro que o patrimônio nosso tem que ser respeitado nunca pensei em aparecer pegando patrimônio só pichei 2 igrejas sinceramente depois vi que não tinha nada haver,peguei uma estátua e só mas sou contra negócio de Zumbi estátua de Cabral,igreja de Candelária isso é mídia mas é prejuízo para a imagem nossa e do Rio.

25-O que a pichação de deu?
Várias amizades e sinceras .

26-o que a pichação te tirou?
Alguns quilos e quase à saúde e muitas oportunidades mas o que está feito tá feito.

27- você de que área?
Sou do Sudeste.

28- já morou em que bairros?
Oswaldo Cruz,Olinda,Nilópolis e Curicica.

29- o que vc está achando da entrevista?
Bom demais.

30- Qual seu time?
Sou Tetra de Ramon de Carranza já sabe aí vai outra dica sou o primeiro Campeão Sul-Americano,lembrou gosto da Ponte-Preta do River Plate,Rayo Valecano,Dínamo de Kiev todos têem a faixa em diagonal se lembrou é o Vascão menino.

31-Ouvbe que tipo de som?
Menos funk a não ser que tenha alguma mensagem e sem xingamento,gosto do Mc Marcinho o cara arrebenta nas canções já deu pra ver que sou romântico.

32- alguum fima preferido?
Platoon e o Exterminador do Futuro o primeiro.

33-e livro?
Ytizak Rabin o soldado da paz e a Bíblia Sagrada.
34- tem profissão?
Autônomo.

35-Como você viu esse boom da pichação de uns anos pra cá?
Muitos são só empolgação estão procurando um escape para extravazas suas emoções mas no primeiro perrengue fala que parou conheci muitos.

36-se seu filho fosse pichador, o que você faria?
Filho de peixe peixinho é não teria como proíbi-lo pois fui o exemplo para ele,deixaria fazer sem problema.

37- O que você está achando da entrevista?
Legal ter essa oportunidade fico agradecido por ser lembrado é um prazer tanto indescritível.

38-um conselho pros que estão começando nessa vida de tinta
Devagar também é pressa,Humildade é uma virtude e não uma vontade.

39- lembra de quando nos conhecemos?
No Q-G da G-80 não foi isso e é um prazer ser seu amigo você fala pouco mas fala com razão é de pessoas como você que o xarpi vem atravessando décadas e décadas obrigado pela entrevista fique com Deus.

é que sou bom observador, olhar também é aprender...

40-deixe um recado pra quem estiver lendo tua entrevista
Xarpi é união independente época cor,raça,religião ou opção sexual.



Esse foi o RANES... uma lenda..

10 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns,Ranes.Antes de ser um pichador eu já via seu nome.Um abraço humilde do leo t.s .

Unknown disse...

Morreu o Blog?

Anônimo disse...

Que legal lê essa entrevista com esse cara ,já fizemos algumas bagunças por aí,e olha ele bate um bolão.Gostaria muito de revê-lo.

Fink do IPASE(Vila da Penha)

dia a dia..... disse...

E.N SEMPRE !!!!......ENTREVISTA SHOW MEU MANO....NOSSA AMIZADE SÓ TEM A CRESCER....E MUITO O BRIGADO PELO PRESENTE......Q DEUS O ABENÇOE TAMBÉM, ABÇ !!!

Carlos disse...

Boa noite!apesar de essa entrevista ter sido há muito,eu admiro essa lenda e eu tb pixava nessa época...fui para vitória,pois passei no concurso para a escola de aprendiz,isso nos aureos 1986,rs muito tempo,né?pois é ,essa arte,o xarpi é lenda para os que começa mas não para os que seguem...um abraço para vc,RANES e aos outros das antigas

raiomadboy disse...

mostro legendario, parabens

TABA RSC disse...

Meu mano bom ranes

bela entrevista

um abraço taba são gonçalo

Aliomar da Exaltação disse...

Mano conheci o RANES a milemilhas... O.Cruz... quando moleque morava no conjunto é meu brother na Pereira de Figueiredo... Ele deve lembrar... Escrevia GESTAPO... não fui muito adiante. Mas o RANES é relíquia... Se puder de o meu zap a ele: 21 99072-0971

Unknown disse...

ESESCREVINHADORES AMO ESSE CARA.
VIL NUNO VIL EANES

Unknown disse...

troncao